Costureiras de Gaspar contam suas histórias de superação - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
02 de Agosto de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

CAFE COM JOTA

05:05h

CAFE COM JOTA

Ouça Agora

Jornal Sentinela

07:00h

Jornal Sentinela

Na sequência



Costureiras de Gaspar contam suas histórias de superação

15/06/2021 20:20

As costureiras são profissionais de extrema importância em Gaspar, em forma de agradecimento pelos serviços prestados e em homenagem ao dia da costureira (25 de maio), foi realizada durante o mês de maio, uma campanha para conhecer essas profissionais que passaram por alguma história de superação durante a pandemia. O Conselho Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico (DEL) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC – Gaspar) com o apoio da Prefeitura de Gaspar selecionaram três profissionais que participaram da campanha para garantir um Dia de Deusa.

As costureiras selecionadas foram Janaína da Silva Wais Sgaric, 43 anos, Florina Muller, 64 anos e Dirce Maria de 59 anos. Todas elas passaram por dificuldades durante esse ano de pandemia, porém, todas com um final em comum: a costura foi a responsável pela superação. Através da profissão que tanto amam, conseguiram seguir em frente.

Dirce Maria trabalha 23 anos como costureira. Durante a pandemia passou por problemas causados pela falta de trabalho. “No início da pandemia fiquei sem emprego. Meu marido também. Foi um período muito difícil. Depois de um tempo, recebi a ligação de uma empresa e comecei a fazer máscaras em casa. Continuo fazendo máscaras e meu marido trabalha comigo. Fiquei muito feliz em ser uma das selecionadas”, conta.

O amor pela profissão fez com que Dona Florina seguisse com a vida. “Ficamos um tempo isolados em casa, mas mesmo sendo do grupo de risco voltei para o trabalho. O amor pela profissão não me deixou ficar em casa, é o que me torna feliz”, explica Florina.

A última selecionada foi a costureira Janaína que atua na profissão há 27 anos. Janaína passou por alguns lutos durante esse último ano, mas a superação sempre foi uma marca. “Tenho uma facção, tive que parar com todo serviço por causa da pandemia. Consegui máscaras para confeccionar, com esse trabalho consegui colocar a conta em dia, além de garantir o salário de duas funcionárias. Foi um ano muito difícil, de muitas perdas, mas sempre com muita superação. Estou muito feliz com a premiação, agora vou poder cuidar um pouco de mim, depois de tanto tempo”, finaliza.

O prefeito Kleber Wan-Dall agradece a todas as participantes da campanha. “Ficamos muito felizes com a adesão das costureiras gasparenses e agradeço em nome de toda a equipe pela partilha de cada história. Nosso papel é destacar a importância que estes trabalhadores têm, pois é um ofício tão cultural e que às vezes fica esquecido. As costureiras merecem essa homenagem", comenta.

Todas as três profissionais foram contempladas com um dia de transformação com corte de cabelo, hidratação, manicure, pedicure, maquiagem, dicas de beleza além de cuidados pessoais.

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD