Defesa Civil alerta para possibilidade de chuva intensa neste final de semana - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
02 de Agosto de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

CAFE COM JOTA

05:05h

CAFE COM JOTA

Ouça Agora

Jornal Sentinela

07:00h

Jornal Sentinela

Na sequência



Defesa Civil alerta para possibilidade de chuva intensa neste final de semana

15/06/2021 20:03
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência da Defesa Civil do município alerta para a possibilidade de chuva intensa para esse final de semana. O alerta foi enviado pela Defesa Civil de Santa Catarina, baseado em dados do monitoramento meteorológico que funciona 24h. Segundo a previsão, o aumento da instabilidade, pressão marítima e formação de baixa pressão atmosférica, deve favorecer a ocorrência de chuvas para todo o estado. A chuva está prevista para ocorrer de sábado até a madrugada de domingo.

   Conforme o mapa do alerta, Gaspar encontra-se na região laranja, de maior atenção. Para essas áreas, os pontos de acúmulo podem passar dos 100mm. Por isso a comunidade deve estar atenta. Como trata-se da previsão da queda de uma grande quantidade de chuva em um pequeno intervalo de tempo, deslizamentos e alagamentos podem ocorrer. “Estaremos de plantão atendendo as demandas da comunidade como já ocorre. Mas também haverá equipes monitorando a situação entre os bairros mapeados com maior incidência deste tipo, como Belchior, Gasparinho, Margem Esquerda, e outros”, comenta Ana Janaína, Superintendente Municipal da Defesa Civil.

   A recomendação é que ao presenciar alguma situação emergencial, a Defesa Civil seja notificada o quanto antes. O telefone de emergência é o 199. O aplicativo da Defesa Civil de Gaspar, o Alerta Gaspar, utiliza o GPS para enviar notificações de avisos importantes aos usuários (é necessário baixar o app e ativar as notificações). Por lá também é possível visualizar as cotas de enchente, registro de chuva em tempo real, abrigos, área de evacuação e nível do rio. “Nossas orientações principais para a população são evitar o contato com a água que pode estar contaminada, bem como não dirigir em vias alagadas. Também deve se estar atento a possíveis rachaduras na estrutura das casas e movimentação de solo, que podem ser sinais de perigo”, finaliza a Superintendente.

Alerta Gaspar para Android - https://bit.ly/35xcnM3Alerta Gaspar para IOS - https://apple.co/3q8dpYnTelefone Bombeiros - 193Telefone Defesa Civil - 199


Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD