Defesa Civil de Gaspar realizou simulado de Situação de Emergência no sábado, (20) - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
02 de Dezembro de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

CAFE COM JOTA

05:05h

CAFE COM JOTA

Ouça Agora

Jornal Sentinela

07:00h

Jornal Sentinela

Na sequência



Defesa Civil de Gaspar realizou simulado de Situação de Emergência no sábado, (20)

23/11/2021 07:12

  Há exatamente 13 anos, Gaspar passava por uma das maiores tragédias da sua história. A série de deslizamentos e enchentes que assolaram o município e a região aconteceu no dia 22 de novembro. Para aprimorar ainda mais o trabalho de resposta em situações de desastres naturais e orientar a população, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência de Defesa Civil realizou neste sábado, dia 20, um simulado de situação de emergência.

    Desde sexta-feira, dia 19, a Defesa Civil já iniciou os trabalhos, com um simulado de alerta, devido à situação de chuva forte e volumosa. Durante a noite e a madrugada as equipes simularam ligações de emergência e vistoria nos locais. Com o apoio da superintendência de Comunicação de Gaspar foram divulgados boletins informativos e orientações como se uma situação real estivesse ocorrendo. Todas as informações foram repassadas para a imprensa e publicadas nos canais oficiais da Prefeitura de Gaspar durante todo o simulado. No sábado de manhã, o trabalho foi realizado com ações estratégicas de controle e gestão de desastres, com o Grupo de Ações Coordenadas – GRAC.

    Uma situação de deslizamento de solo foi criada na Rua Benedito Miguel Schramm, no Bairro Gasparinho. Durante a ação, os moradores, que foram avisados previamente, tiveram suas casas evacuadas e seguiram para um abrigo montado no salão da Comunidade Santa Terezinha.

    Em seguida os moradores que seguiram para o abrigo, foram recebidos por equipes da Secretaria de Assistência Social, com roupas, comidas, produtos de higiene e limpeza. Equipes da Secretaria de Saúde também estavam presentes para simular a forma correta de atender as pessoas que necessitam de atendimento médico nesses casos.

    O simulado também contou com a participação do Corpo de Bombeiros que iniciaram as buscas por pessoas soterradas que estavam desaparecidas. Um cão farejador também foi utilizado nas buscas.

    De acordo com a superintendente de Defesa Civil, Ana Janaína Medeiros de Souza, o simulado foi importante para aperfeiçoar os procedimentos em caso de desastres. “Com esse exercício conseguimos estar cada vez mais preparados e resilientes para atuar em situações adversas. Conseguimos unir todos os órgãos responsáveis que participam da resposta a eventos como esse, e buscar uma maior integração para proporcionar um resultado mais efetivo para a nossa comunidade”, explica.

    “Esse simulado vai servir para que falhas sejam evitadas e mais vidas sejam poupadas. Trabalhar com vidas e com trabalho preventivo é investir no bem maior de uma cidade, que é a sua população", destaca o prefeito Kleber Wan-Dall.

Quem participou

    Além de seis servidores da Defesa Civil de Gaspar, outras entidades participaram e apoiaram o simulado. O Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar e Brusque com 12 pessoas além de um cão de busca e resgate. Cerca de 30 servidores de diversas secretarias e setores da Administração Pública participaram diretamente da ação, além de um grupo de 12 voluntários da Defesa Civil. A Polícia Militar e Civil também estiveram presente na ação. Representantes da Defesa Civil do Estado e da Região também acompanharam.

Fonte: PMG

 

Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD