Defesa Civil de Gaspar registra quatro ocorrências por conta das chuvas - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
20 de Junho de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

PARADÃO DA SENTINELA

09:00h

PARADÃO DA SENTINE...

Ouça Agora

Toca Tudo na Sentinela

11:00h

Toca Tudo na Senti...

Na sequência

Musical Sentinela

13:00h

Musical Sentinela



Defesa Civil de Gaspar registra quatro ocorrências por conta das chuvas

09/06/2021 08:55
A Defesa Civil de Gaspar registrou quatro ocorrências nas últimas horas por conta das chuvas volumosas que ocorreram durante a madrugada desta quarta-feira, dia 9. Foram atendidas duas ocorrências de situação estrutural de residência e um alagamento. As ruas atingidas foram: Rua Pedro Inácio Bernardes, no Bairro Margem Esquerda, Rua Paulo Poffo e Eugênio Marchi, localizadas no Bairro Santa Terezinha, além de um deslizamento de terra no Bairro Gasparinho. O órgão segue acompanhando todos os casos.

Em apenas 12 horas foram registrados 70 mm de água, a previsão é de que as chuvas continuem volumosas até quinta-feira (10). A Defesa Civil de Gaspar segue em estado de atenção com possível risco de deslizamentos.

Prevenção

Por conta do solo encharcado, não se descarta a possibilidades de deslizamentos e erosões nos terrenos. Pessoas que residem próximos a encostas e áreas de risco, deverão ficar atentas a qualquer movimentação. Caso algum movimento de solo for notado, a orientação é ligar imediatamente para o número 199 e, em casos mais graves sair de casa e procurar abrigo.

Em casos de alagamentos ou acúmulo de água em vias é importante evitar contato com as águas e não dirigir nesses locais. Também evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

A equipe da Defesa Civil realiza o monitoramento constante, além de reforçar os plantões nos próximos dias. O 199 da Defesa Civil segue com os atendimentos para emergências.

Para acompanhar as atualizações da medição do rio e cotas de enchente, a Defesa Civil disponibiliza o site: 

Defesa Civil de Gaspar

Além disso, o órgão disponibiliza o App Alerta Gaspar disponível na loja de aplicativos.

Baixar app usuário Apple: 

‎Alerta Gaspar

Baixar o app usuário Android: 

Alerta Gaspar - Apps on Google Play

 Outras Cidades Atingidas pela chuva forte:

Ilhota
O município registrou vários pontos com alagamentos na nopite desta terça-feira, 08 e madrugada de quarta-feira, dia 09 de junho. Os bairros com maiores danos foram Centro, Boa Vista e Ilhotinha. O Corpo de Bombeiros Voluntários de Ilhota ficou em prontidão e foi acionado em três ocorrências de alagamentos em residências, mas os moradores conseguiram de forma própria retirar os móveis ou levanta-los para não serem atingidos pela água. A Defesa Civil de Ilhota ainda não divulgou o número de residências atingidas pela enchurrada.

Itajaí

Em Itajaí às fortes chuvas nas últimas 24h (100mm), a Defesa Civil de Itajaí está em estado de atenção, monitorando as condições climáticas e as áreas de encosta do Município. Com o solo encharcado, ainda há risco de deslizamentos. Nesta quarta-feira (09), o tempo segue instável em Itajaí, há risco de novos temporais com rajadas de vento e não se descartam ocorrências de alagamentos. Fonte: Epagri. Emergência ligue 199 ou 193.

CanelinhaA cidade de Canelinha foi a mais afetada pelas chuvas que caíram desde a noite de terça-feira, 8,e a madrugada desta quarta, 9. Foram 300 milímetros em poucas horas, o que ocasionou alagamentos de dezenas de residências e comércios na região central da cidade.

Os problemas com a chuva também foram sentidos nos bairros Índia e Papagaios. Prédios públicos também sofreram com o temporal, o que faz a Secretaria Municipal de Educação suspender as aulas na Rede Pública Municipal de Ensino nesta quarta-feira, 9.

Também há problemas no abastecimento de água e na energia elétrica.

Fonte: Rádio Super 99,9 FM

BrusqueA chuva que atingiu a região durante a madrugada desta quarta-feira (9/6) causou transtornos em Brusque. Alagamentos, queda de muro e deslizamentos foram registrados. O agente de Defesa Civil, Edevilson Cugik, apresentou um balanço dos atendimentos prestados pelo órgão nas últimas horas.

Foram registrados quatro alagamentos em vias públicas dos Bairros Limeira e Primeiro de Maio, um deslizamento em via pública na Limeira, um deslizamento em residência no Paquetá e uma queda de muro no Bairro Volta Grande. 

Cugik informou que a região leste do município foi a mais afetada com destaque para o Bairro Limeira onde houve registro de 97,5 milímetros de chuva nas últimas 48 horas.

A Defesa civil alerta às pessoas com residências próximas de taludes (barrancos) que mantenham a atenção, visto o grande volume de chuva acumulado nas últimas horas. A previsão indica a possibilidade de mais chuvas para hoje (9) e amanhã (10).

O maior volume de ocorrências está concentrada na Região da Limeira, onde as equipes ainda se encontram no levantamento de ocorrências e danos, sendo esperado que o número de ocorrências relacionadas as chuvas, principalmente desta noite, aumentem no decorrer do dia.

Fonte: Rádio Araguaia

São João Batista

As equipes da Prefeitura Municipal de São João Batista estão nas ruas para solucionar os problemas mais urgentes e realizar levantamento completo dos estragos causados pelas chuvas da madrugada desta quarta-feira, 9.

Pontos de alagamento foram registrados na SC-410 e em alguns bairros da cidade, sendo o Loteamento Nova Esperança um dos mais atingidos. Uma ponte no bairro Fernandes está com trânsito temporariamente bloqueado devido ao acúmulo de água.

Uma família ficou desalojada, após uma casa, situada na rua Bernardino Fontes, no Centro, ser interditada por conta da queda de um muro de contenção.

Os bairros Colônia Nova Itália, Fernandes, Jardim São Paulo e Tajuba I, assim como Arataca e Tigipió, estão sem água. As equipes do Sisam já estão trabalhando para restabelecer o abastecimento o mais breve possível.

Fonte: Rádio Super 99,9 FM



Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD