Dia Mundial da Educação é celebrado em Gaspar - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
13 de Maio de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Jornal Sentinela

07:00h

Jornal Sentinela

Ouça Agora

Programa Contatos com a Cidades

08:00h

Programa Contatos ...

Na sequência

JUNIOR HOSTINS

11:15h

JUNIOR HOSTINS



Dia Mundial da Educação é celebrado em Gaspar

28/04/2021 21:00

Nesta quarta-feira, dia 28, comemora-se o Dia Mundial da Educação e, este ano mais do que nunca, merece ser celebrado. A data foi criada há 21 anos por 164 líderes de vários países durante o Fórum Mundial da Educação, e simboliza um acordo que procura, sobretudo, encorajar a construção de uma sociedade mais justa através da educação e da participação da família. E é com esse propósito que a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação promove a busca incessante por um ensino com cada vez mais qualidade aos alunos, através de investimentos em incentivo à qualificação profissional, projetos educacionais, infraestrutura, tecnologia, entre outros.

Há um ano o ensino digital à distância tomou conta dos lares de crianças e jovens gasparenses. A educação foi obrigada a se reinventar dentro de um curto espaço de tempo, e os professores da rede municipal de ensino foram grandes aliados nessa luta. E para conseguir mais agilidade e qualidade no ensino, a primeira ação da Prefeitura de Gaspar, foi estabelecer uma parceria inédita entre a Google. Através dessa parceria, foi possível ampliar as ações voltadas no ensino remoto, auxiliando os alunos na rotina diária de estudos durante o período de suspensão de aulas presenciais.

Outra ação que reforça a tecnologia no aprendizado escolar é a aquisição de 775 unidades de Chromebooks nas instituições de ensino na rede municipal. Os equipamentos são utilizados como um laboratório de informática móvel, além de servir como instrumento de trabalho para os próprios professores.

Além disso, a Prefeitura de Gaspar realiza diversas reformas nas unidades de ensino, com o objetivo de transformar em ambientes de aprendizagem confortáveis para que os alunos possam utilizar o espaço. Nos últimos anos foram mais de R$12 milhões investidos em obras de reformas e ampliações nas unidades escolares do município. Sete unidades recebem melhorias neste momento, a EEB Zenaide Schmitt Costa, CDI Mercedes Malatto, CDI Vovó Leonilda, CDI Cachinhos de Ouro, EEB Ferandino Dagnoni, EEB Olímpio Moretto e EEB Mario Pederneiras. Entre as obras que ocorrem nas unidades estão: reforma predial, ampliação de espaços, construção de nova biblioteca entre outras.

Através desses investimentos foi possível aumentar ainda mais a capacidade de ensino no município. “Por meio dos investimentos realizados na educação municipal de Gaspar, conseguimos ampliar o atendimento nos últimos anos. Além de proporcionar aos nossos estudantes uma melhor qualidade de ensino, mais conforto e segurança”, destaca o prefeito, Kleber Wan-Dall.

Além de todo o investimento nas áreas físicas, a Prefeitura de Gaspar está implementando no município um projeto que vai permitir uma assistência mais ampla para as crianças e adolescentes com Transtorno Espectro Autista – TEA. O serviço integrado vai permitir o acompanhamento e monitoramento de aproximadamente 113 crianças e adolescentes, que atualmente estão matriculados na rede municipal de ensino e possuem o transtorno. O Projeto Integrar ainda está em fase de contratação de novos profissionais, locação de espaço, e logo iniciará os trabalhos.

O prefeito Kleber Wan-Dall destaca as ações nos últimos anos. “A Educação sempre foi prioridade. Aplicar recursos não é só uma obrigação legal, mas também uma forma garantir um futuro ainda mais promissor e com mais qualidade de vida para nossas crianças e para nossa Gaspar”, salienta.

Educação na pandemia

Em fevereiro de 2021 as iniciaram de forma semipresencial. Pais e responsável puderam optar pelo ensino hibrido ou 100% remoto. Para receber os alunos e professores de forma segura, escolas e CDI´s criaram Planos de Contingência. Uso de máscaras, distanciamento, redução da capacidade de salas de aula, alternância de horário da merenda, higienização e muitas outras medidas foram adotadas.

Os esforços de servidores, pais e alunos garantiram que a rede municipal de Gaspar tivesse, em todo esse tempo, índices considerados baixos no número de alunos e professores que contraíram o coronavírus nesse período. Principalmente se comparado à outras redes de ensino e outros município. A Secretaria de Educação, através do acompanhamento feito em parceria com a Secretaria de Saúde, identificou que não houve casos de contaminação em sala de aula. "Não foi necessário fechar nenhuma escola ou cancelar aulas. Ao identificarmos qualquer sintoma ou pessoa positivada, seja servidor, aluno ou mesmo pais, elas não acessavam mais a escola e permaneciam em isolamento", informa o secretário. Atualmente apenas 2 professores e 3 crianças estão positivados e seguem em isolamento domiciliar.

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD