Educação de Gaspar monitora casos de COVID-19 - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
14 de Maio de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Programa Contatos com a Cidades

08:00h

Programa Contatos ...

Ouça Agora

CIRO NO RADIO

11:15h

CIRO NO RADIO

Na sequência

Encontro com as Comunidades

11:45h

Encontro com as Co...



Educação de Gaspar monitora casos de COVID-19

26/03/2021 08:28

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação, acompanha diariamente a situação de contágio do coronavírus nas escolas do município desde o início das aulas no dia 8 de fevereiro. Todas as unidades educacionais municipais, estaduais e privadas, possuem planos de contingência e seguem protocolos de saúde.

Todos os dias, os casos positivados de crianças e adolescentes são informados, seus locais de estudo identificados e as devidas medidas são tomadas de imediato. Até o início desta semana (22/03), o índice de casos positivos entre alunos de escolas da rede municipal era de 0,58% no acumulado dos dias desde 08 de fevereiro. Quando se compara o percentual de contaminação no período entre as redes municipal, estadual e privada é possível observar que a rede estadual tem índice de contaminação 45% maior que a municipal, já as escolas da rede privada tem índice de contaminação 63% maior que as mantidas pelo município.

As redes municipal, estadual e privada possuem juntas 14.517 alunos e desde o início das aulas 106 alunos positivaram, o que corresponde a 0,7% dos alunos. As três redes contam com 821 professores, destes, 52 tiveram testes de COVID-19 positivos.

A Secretaria de Educação reforça que segue as orientações dos órgãos de saúde e planos de contingência. "Nenhuma escola municipal está fechada e nenhum profissional de educação trabalha positivado. Todas as pessoas que testam positivo ou que tiveram contato próximo dos casos confirmados ou suspeitos estão em isolamento, conforme determina o Ministério da Saúde e da Educação", salienta o secretário Emerson Antunes. Com base na análise dos dados desta semana, a rede municipal apresenta 4 professores positivados e afastados das atividades e 1 professor em isolamento preventivo por contato próximo com pessoa positivada.

Outro dado importante levantado pela Secretaria de Educação é de que a maior parte dos alunos positivados (61%) estava em aulas 100% remotas ou em período de aula remota quando registraram o início dos sintomas. "Esse dado nos chamou a atenção. Avaliamos que as crianças estão se contaminando fora do ambiente escolar. Até o momento, estar em sala de aula, seguindo todos os protocolos mostra-se uma opção segura. Por isso, pedimos que os pais ou responsáveis nos ajudem a orientar as crianças a evitar aglomerações, cuidar com a prevenção e que não façam reuniões familiares", reforça o secretário. Ele ainda informa que os professores e demais servidores também estão orientados a seguir os protocolos internos.

As aulas na rede municipal de ensino foram retomadas em formato híbrido, com retorno gradual das atividades presenciais, em dias alternados e limite da capacidade, seguindo todos os protocolos sanitários e de segurança. As famílias que possuem pessoas com comorbidades em casa, idosos, ou que não desejam enviar os filhos às escolas, podem optar por seguir com o aprendizado pelo modelo 100% remoto.

 

Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD