Gaspar conta com Comissão Técnica da Agricultura e Piscicultura - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
20 de Junho de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

PARADÃO DA SENTINELA

09:00h

PARADÃO DA SENTINE...

Ouça Agora

Toca Tudo na Sentinela

11:00h

Toca Tudo na Senti...

Na sequência

Musical Sentinela

13:00h

Musical Sentinela



Gaspar conta com Comissão Técnica da Agricultura e Piscicultura

11/05/2021 03:12

Uma Comissão Técnica da Agricultura e Piscicultura foi criada no município com objetivo de fomentar e potencializar estes setores. O município de Gaspar é fortemente lembrado por sua vasta cultura agrícola familiar e também voltada para o mercado. Assim como na piscicultura onde vários pontos da cidade há criadouros de peixes variados que movimentam a economia. Com isto o Conselho Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico (COMDEL) decide atribuir à Associação dos Aquicultores do Município de Gaspar (Aquipar) o título de Comissão Técnica da Agricultura e Piscicultura. A Associação conta com mais de 20 anos de atividades no município.

“É notório que o setor cresce e distribui empregos, nossa agricultura está sempre se reinventando e a Comissão Técnica deve ampliar todo o trabalho já realizado além de criar novas frentes”, destaca o prefeito Kleber Wan-Dall. Com a colaboração da presidente da Aquipar Ofélia Campigotto, os oito nomes para compor a C.T foram definidos:

  • Henrique da Silva e Pedro Beduschi, (Secretaria de Agricultura);
  • Graciane Pereira (IFSC);
  • Dionísio Bertoldi e Antonio Buchmann (Aquipar);
  • Josi Rodrigues Prestes (EPAGRI);
  • Elpídio Schneider (piscicultor)
  • Solano Pedro Schneider e Sérgio Prebianca (rizicultores)
  • Elmar Bailer, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), Ivanilde Rampelotti, presidente do Sindicato Rural;
  • Comandante Coronel Jefferson Schmidt, comandante da 7ª região da PMSC.

O objetivo é aproximar e alinhar ainda mais todos estes setores e suas atividades com o poder executivo. Serão desenvolvidos vários projetos advindos da demanda destes representantes da C.T, que farão um levantamento inicial no município para apresentar nas próximas reuniões. O primeiro projeto já está em desenvolvimento e trata-se da parceria com outra Comissão Técnica Municipal, a da segurança, onde se buscará promover a segurança pública. Quem indicou foi Comandante Coronel Jefferson Schmidt que conhecendo sobre o potencial da piscicultura, gostaria de aplicar este projeto e que deve ser piloto no Estado.

Foi definido também, que a comissão terá reuniões ordinárias mensais para a discussão das pautas. A próxima deve acontecer no dia 13/05/2021 às 17h, onde será dado o pontapé inicial para a criação dos projetos, com base no diagnóstico realizado no município e que ainda está em andamento. “Com o amadurecimento da comissão, muitos projetos devem ser executados paralelamente, o potencial e qualidade de nossa agricultura tem muito mais a ser explorado”, comenta Pablo Fachini, do Desenvolvimento. No geral, a C.T pretende estar envolvida em toda a indústria, onde se atenderá desde a pequena produção familiar até as grandes produções seu futuro e tecnologia.

Para mais informações: Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo. Fone (47) 3331-6386.

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD