Gaspar lança 1º Concurso de Oratória nas Escolas - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
20 de Junho de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

PARADÃO DA SENTINELA

09:00h

PARADÃO DA SENTINE...

Ouça Agora

Toca Tudo na Sentinela

11:00h

Toca Tudo na Senti...

Na sequência

Musical Sentinela

13:00h

Musical Sentinela



Gaspar lança 1º Concurso de Oratória nas Escolas

08/06/2021 19:28

A Prefeitura de Gaspar, por intermédio da Secretaria de Educação (SEMED), lançou 1º Concurso de Oratória nas Escolas. Podem participar alunos dos 8° e 9° anos, das Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino e Estadual. O concurso deve encerrar dia 08 de novembro. Serão realizadas três etapas para a seleção dos vencedores. Todos os finalistas e professores receberão medalha de participação, mas, os três finalistas e seus respectivos professores orientadores receberão troféus e uma outra premiação surpresa, que ainda deve ser anunciada pela comissão organizadora.

A primeira etapa será em sala com cada turma, onde o professor(a) de língua portuguesa selecionará os dois melhores para a etapa 2. Nesta, a avaliação é a nível escolar com os selecionados da primeira etapa. Profissionais da gestão e coordenação devem participar da banca, que selecionará os dois alunos com o melhor desempenho. Na terceira e última etapa os selecionados até aqui participam da competição a nível municipal. Um mês antes da data final do concurso, a Semed deve organizar a banca avaliadora, com representantes das unidades escolares.

Um concurso de oratória consiste em apresentar-se publicamente acerca de algum assunto, onde passará por algumas avaliações da voz, mensagem e apresentação. Como por exemplo, a pertinência ao tema, clareza, entonação e dicção das falas, desenvoltura perante ao público e a linguagem corporal. O tema das duas primeiras etapas será “A vida no século XXI e as Redes Sociais”, já o tema da última etapa, será divulgado em outro momento específico. “Além de estimular o exercício da oratória, os temas escolhidos atiçaram a capacidade intelectual dos alunos para temáticas contemporâneas e isso também é importante", destaca o Prefeito Kleber Wan-Dall.

Os professores participantes devem realizar uma capacitação nos dias 14 de junho e 02 de agosto. Para as avaliações, na segunda etapa indica-se no mínimo três profissionais, sendo um, professor(a) de língua portuguesa. Na terceira, ao menos 5, sendo um professor(a) de português selecionado pela Semed. Para o tempo de apresentação, será de um minuto e meio a dois minutos nas duas primeiras etapas e de três a cinco minutos na terceira etapa. Para as apresentações, poderão ser utilizados púlpitos, microfones e espaços que anteriormente a pandemia reunia-se públicos como palcos e auditórios. Apenas o texto em papel será permitido, celulares, música, projeções e quaisquer outros meios estão vedados.

Concursos de oratórias visam o estímulo ao desenvolvimento da comunicação da criança. Ajuda a preparar melhor para a vida social, ao mercado de trabalho e suas relações. Exemplificando, uma pessoa com uma boa oratória, terá uma melhor desenvoltura em entrevistas, gravação de vídeos e conferências online, reuniões, apresentações públicas, eventos e assim por diante. “Concursos de oratória são muito comuns nos Estados Unidos, justamente por saberem da importância de fomentar este preparo dos jovens para a comunicação social. Alunos dos oitavo e nono anos logo estarão se profissionalizando, ingressando ao mercado de trabalho, faculdade e ter uma boa oratória é um grande diferencial, não existe a arte de falar bem, pois todos nós podemos desenvolve-la”. Finaliza Kleber.

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD