Gaspar participa do Dia D da Campanha 'Setembro Amarelo' - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
23 de Outubro de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Musical Sentinela

13:00h

Musical Sentinela

Ouça Agora

É DISTO QUE O POVO GOSTA

15:00h

É DISTO QUE O POVO...

Na sequência

Santa Missa

19:00h

Santa Missa



Gaspar participa do Dia D da Campanha 'Setembro Amarelo'

12/09/2021 05:57

Com o objetivo de alertar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, nesta sexta-feira (10), Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu o DIA D da Campanha Setembro Amarelo, na Praça Getúlio Vargas. Durante a ação, que ocorrem durante toda a sexta-feira, profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realizam o acolhimento e orientações de pessoas, que necessitam de um espaço de escuta. Além disso, foram distribuídos materiais informativos com telefones úteis e endereço, caso alguém precise de apoio.

    Outra atividade que aconteceu durante o período da manhã, foi uma conversa entre os servidores da Prefeitura de Gaspar, com o objetivo de conscientizar, identificar, além de ajudar uma pessoa com comportamentos que demonstram depressão.

    A secretária de Saúde e Psicóloga, Silvania Janoello Santos, destaca as ações do Dia D da campanha. “Toda a nossa equipe da saúde participou em peso das ações que ocorrem hoje e durante o mês. A saúde mental é um dos nossos principais desafios nesse cenário pós-pandemia, por isso queremos alertar a nossa comunidade que é um problema de saúde e as pessoas precisam de ajuda. Todos os nossos equipamentos de saúde estão de portas abertas para ouvir e principalmente ajudar essas pessoas”, destaca.

Procure ajuda

    Se você está deprimido ou angustiado, sem vontade de viver, é fundamental buscar ajuda o mais rápido possível. Existem alternativas ao suicídio e buscar o auxílio adequado é o primeiro passo. Os acompanhamentos médicos e psicológicos são as maneiras mais eficazes de tratamento.

     O CAPS de Gaspar trabalha em regime de porta aberta, isto é, sem a necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento, oferecendo acolhimento e tratamento multiprofissional aos usuários.

     A pessoa que procura o CAPS é acolhida e participa da elaboração de um Projeto Terapêutico Singular específico para as suas necessidades e demandas. Uma equipe multiprofissional composta por médicos psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais avaliam o quadro do usuário e indicam o tratamento adequado para cada caso. Além disso, atua no acolhimento integral às situações de crise, nos estados agudos da dependência química (álcool e drogas), nas quais o usuário pode permanecer para o tratamento por tempo determinado.

    Busque informações, procure ajuda, fale abertamente sobre as emoções.A fala auxilia no entendimento dos sentimentos, na compreensão do que se passa dentro de si. Sem julgamentos, contra si ou contra o outro.E, se quiser, busque o Centro de Valorização da Vida (CVV). Ligue 188.

Ou, ligue no CAPS Gaspar (47) 3091-2101Endereço: Avenida Construtor Augusto Vitório Deschamps, n. 63, Bairro Santa Terezinha.

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD