Gaspar sedia Competição Estadual de Ciclismo (Downhill) - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
02 de Agosto de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

CAFE COM JOTA

05:05h

CAFE COM JOTA

Ouça Agora

Jornal Sentinela

07:00h

Jornal Sentinela

Na sequência



Gaspar sedia Competição Estadual de Ciclismo (Downhill)

19/06/2021 08:07

Gaspar sediará a 1ª Etapa do Ranking Estadual de Downhill nos dias 26 e 27 de junho. O evento é uma realização da Federação Catarinense de Ciclismo (FCC) com apoio da Prefeitura de Gaspar e Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL). A competição será realizada na pista de mountain bike do Espaço Terral, no “Morro do Parapente”. Atletas federados, municipais e comunidade em geral podem participar. As inscrições vão até o dia 24 de junho e são realizadas online no site da federação. (http://www.ciclismosc.com.br/site/). O evento segue as normas sanitárias e protocolos contra a COVID-19.

    A primeira etapa realizada em Gaspar premiará 5 participantes com troféus e medalhas e um prêmio extra em dinheiro. A próxima etapa acontecerá na Cidade de Nova Trento. Toda a programação pode ser visualizada também no site.

Gaspar conta com ciclistas que praticam a modalidade e participam de competições, inclusive da própria FMEL. Por conta da pandemia, muitos desses eventos foram adiados, por isso a federação e o município estão gradualmente retornando algumas atividades conforme as regras estabelecidas pelos decretos. Um destes atletas é Luiz Eduardo Scheffer, de 27 anos. “A ideia da criação da pista surgiu em 2008 com Edu Gustavo Isensee e João Paulo Zonta. Eu e o Emerson Theiss chegamos algum tempo depois e formamos o grupo, fomos então construindo-a e outros colaboradores também foram chegando mais tarde", conta o jovem. “Ano passado fizemos uma reforma e hoje contamos com 2 pistas à disposição da comunidade. Comecei no esporte em 2010 e desde então nunca parei, o que mais me atrai é a alta adrenalina”, finaliza o atleta, que pretende estar presente nesta edição.As pistas daqui já são conhecidas por competidores de outros municípios, de competições anteriores. A FMEL destaca que está sempre aberta para acompanhar e apoiar este tipo de evento no município. “A Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Gaspar tem a missão de promover o esporte, seja através dos programas e projetos por iniciativa própria ou em apoio de eventos terceiros", salienta o Presidente-Secretário da FMEL, Roni Jean Muller.

   “Quando a comunidade esportiva nos procura para apoiar os seus eventos, a exemplo do Downhill, nós procuramos dar todo apoio possível e legal, seja com recursos humanos ou logísticos. Desta forma conseguimos alcançar o maior número de pessoas que participam e prestigiam o esporte na cidade de Gaspar em qualquer modalidade”, finaliza Roni.

   Já Edu Gustavo Isensee, que havia dado uma pausa no mountain bike, também pretende participar do evento e ingressar na equipe da FMEL. “O sentimento de liberdade e a emoção que o esporte proporciona é o que mais me motiva. A dica que tenho para quem é iniciante é: Um passo de cada vez, passe um bom tempo praticando que logo estará superando todos os obstáculos. A pista que temos é uma das mais difíceis, com obstáculos a nível profissional”, conta Edu.

   Este evento será fechado ao público, devido aos protocolos de prevenção ao covid-19. O evento segue as regras sanitárias previstas na portaria 441 do Governo do Estado. Os resultados devem constar já na segunda no site da federação. Os participantes receberão testagem de detecção do vírus. Dentre os equipamentos de segurança que são usados na categoria, tem o capacete integral, óculos de proteção, coletes, protetor cervical, luvas dentre outros.

   O downhill (DHI) é uma modalidade de ciclismo dentro da categoria mountain bike. Competidores correm contra o tempo para ver quem finaliza o percurso mais rápido. Também é comum serem realizadas competições em grupo, como no caso do downhill avalanche. O piloto é submetido a uma série de descidas técnicas e velozes. O competidor deve demonstrar bravura, assim como boas técnicas de pilotagem, enfrentando raízes das árvores, saltos e obstáculos naturais pelo percurso. Os competidores podem chegar a 80 km por hora na categoria masculina e 70 km no feminino. Todos os equipamentos de segurança do esporte são exigidos.

Categorias:

Feminino: ELITE FEMININO: Critério técnico

Masculino ELITE: Critério técnico

SUB-30: 23 a 29 anos (2002 a 1992)

JUNIOR: 17 a 18 anos (2004 a 2003)

JUVENIL: 15 a 16 anos (2006 a 2005)

INFANTO JUVENIL: 10 a 14 anos (2011 a 2007)

MASTER A1: 30 a 34 anos (1991 a 1987)

MASTER A2: 35 a 39 anos (1986 a 1982)

MASTER B1: 40 a 44 anos (1981 a 1977)

MASTER B2: 45 a 49 anos (1976 a 1972)

MASTER C: 50 a 59 anos (1971 a 1962)

ESTREANTE: Rígida 1 : (15 a 18 anos) Rígida 2: (19 anos em diante) Full(15 anos em diante).

 

Para mais informações: Roni Jean Muller. Diretor-Presidente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer. Fone (47) 3331-2679.

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD