Gaspar vacina idosos com 64 anos a partir desta segunda (19) - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
13 de Maio de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

CAFE COM JOTA

05:05h

CAFE COM JOTA

Ouça Agora

Jornal Sentinela

07:00h

Jornal Sentinela

Na sequência

Programa Contatos com a Cidades

08:00h

Programa Contatos ...



Gaspar vacina idosos com 64 anos a partir desta segunda (19)

19/04/2021 01:10

Nesta segunda-feira, dia 19 de abril, Gaspar inicia a primeira dose da vacinação de pessoas com 64 anos completos. A ação acontece em formato drive thru no Centro de Vacinação na Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins (Rua Hercilios Fides Zimmermann, 300 - Margem Esquerda) das 15h às 19h. Neste sábado, dia 17, foram vacinados 415 pessoas com 65 anos.Há doses suficientes para atender todo o público alvo de 64 anos, por isso não há necessidade de chegar cedo ou formar filas. A vacinação será escalonada por mês ne aniversário para evitar filas e garantir mais conforto à população:

15h - nascidos em janeiro, fevereiro e março

16h - nascidos em abril, maio e junho

17h - nascidos em julho, agosto e setembro

18h - nascidos em outubro, novembro e dezembro

"Ainda temos muitos idosos nessa faixa que estão no mercado de trabalho, por isso vamos aplicar este horário diferenciado, para que possamos alcançar o maior número possível. O escalonamento tem o objetivo de reduzir a probabilidade de filas, porém, aqueles que não puderem comparecer naquele determinado horário podem se vacinar até as 19h", explica a secretária Silvania Janoello dos Santos.

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, informa que deve as doses disponíveis para esta etapa são da AstraZeneca/Oxford, em que a segunda dose será aplicada somente em três meses. Podem ser vacinados idosos com 64 anos completos até esta data que não estejam com sintomas e que não tenham contraído a COVID-19 nos últimos 30 dias. É necessário apresentar documento de identidade com foto e estar cadastrado no Sistema Único de Saúde. O uso de máscara é obrigatório e a recomendação é de compareçam com, no máximo, um acompanhante.

Segundas doses Coronavac

A Secretaria de Saúde de Gaspar também informa que terminaram as vacinas Coronavac que haviam sido distribuídas pelo Ministério da Saúde para aplicação da segunda dose. A previsão é de uma nova remessa seja enviada ainda nesta semana. Pessoas que receberam a primeira dose da Coronavac e tiveram a segunda aplicação agendada para os próximos dias devem aguardar a chegada de novas doses receberem o reforço.

Vacina em Gaspar

Gaspar já vacinou 6.892 pessoas com a primeira dose, o que representa mais de 34% de cobertura do público alvo geral. A segunda dose foi aplicada em mais de 3.320, cerca de 17,44%. Do público alvo já iniciado, Gaspar atingiu a meta de 82% de cobertura vacinal na primeira dose, sendo que a faixa etária com menor adesão até o momento é de 75 a 79 anos, com 63%.

A equipe de Vigilância em Saúde segue fazendo a busca ativa das pessoas cadastradas no Sistema Único de Saúde - SUS que se encontram no público alvo já iniciado e ainda compareceram à vacinação. Quem faz parte desse grupo e não pode comparecer nas ações deve procurar o Centro de Vacinação de segunda a sexta-feira, entre 8h e 15h, para receber a dose do imuno.

A medida que chegarem novas doses, serão divulgadas as estratégias para vacinação dos demais grupos. A Prefeitura de Gaspar alerta a população para acompanhar as notícias da vacinação sempre pelos canais oficiais (site e redes sociais da Prefeitura) ou pela imprensa oficial.

Centro de Vacinação

A Arena Multiuso Prefeito Francisco Hostins foi transformada no Centro de Vacinação contra COVID-19 e começou a funcionar no dia 24 de março. Através do Sistema de Comando em Operações contra a COVID-19 - SCO, a Prefeitura de Gaspar contratou cinco contêineres climatizados e preparados que funcionarão como sala de vacinação e almoxarifado, além de banheiro com acessibilidade. Além das cadeiras dispostas para atender a vacinação regular, um espaço para drive-thru foi reservado para quando for possível ativar essa modalidade.

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD