Procon intensifica fiscalização para retirada de fios caídos

Procon intensifica fiscalização para retirada de fios caídos
Publicado em 25/09/2025 às 8:52

Mais de 100 denúncias já foram registradas

Para garantir mais segurança para quem transita pelas ruas e melhorar a paisagem urbana da cidade, a Superintendência de Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) intensificou a fiscalização para a retirada de fios caídos ou pendurados em  postes. Com base em denúncias da população, foram identificados cerca de 100 pontos na cidade, que já passaram por vistorias.

O Procon já retirou fios e fez solicitações nos bairros Bela Vista, Figueira, Coloninha, Centro, Santa Terezinha, Gaspar Grande, Margem Esquerda e Gasparinho.

Além disso, o órgão promoveu duas reuniões sobre o tema com empresas que possuem fios nos postes da cidade e com a Celesc. Um dos encontros aconteceu em junho deste ano, com representantes das empresas de telefonia e internet para alinhar ações para a retirada de fios caídos ou pendurados.

A fiscalização também conta com a ajuda da comunidade. Moradores podem enviar fotos e endereços de locais com fios fora do padrão para o WhatsApp (47) 3091-2084. Após o recebimento da mensagem, o Procon notifica a empresa responsável, que tem até 10 dias para fazer a remoção. Caso o prazo não seja cumprido, será aplicada uma multa. A multa diária pode chegar a R$ 500, conforme a legislação municipal.

Além da retirada dos fios caídos e pendurados, as empresas devem fazer o alinhamento dos cabos, remover os excedentes e eliminar equipamentos sem uso.

O Superintendente do Procon, Adriano André dos Santos, destaca a importância das empresas cumprirem a Lei Municipal nº 3.960. Ele ressalta que, com o apoio da população, o Procon pode identificar, fazer a retirada e o descarte dos cabos soltos, o que ajuda a evitar a poluição visual e garante mais segurança para a cidade. “A Lei exige que as empresas mantenham os cabos devidamente alinhados nos postes e que removam fios excessivos ou obsoletos, para a segurança e bem-estar de todos”, conclui.

Fonte: PMG