Prefeitura de Gaspar mobiliza reparos e atendimento nas áreas atingidas pelas chuvas

Prefeitura de Gaspar mobiliza reparos e atendimento nas áreas atingidas pelas chuvas
Publicado em 19/01/2025 às 0:26

Bairros Margem Esquerda e Figueira são os que concentram maior volume de ocorrências

Desde as fortes chuvas que assolaram o município na noite de quinta-feira (16), a Prefeitura de Gaspar vem trabalhando no atendimento à população e na recuperação de áreas atingidas. Até a manhã deste sábado (18), 133 ocorrências haviam registradas e atendidas pela Defesa Civil.

A maior parte relacionadas a alagamentos em vias públicas e propriedades particulares, seguida pelos deslizamentos. Os bairros que concentraram o maior volume de ocorrências foram Margem Esquerda, com 16,8% de registros; Figueira, com 10,9%; Santa Terezinha e Sete de Setembro com 9,5%.

Na manhã deste sábado (18), o Prefeito Paulo Koerich convocou a segunda reunião do GRAC para atualização das ações de cada secretaria no atendimento à população. “Nossa preocupação é que não haja interrupção de serviços prestados à população. Nos pontos em que houve ocorrência, a orientação à nossa equipe é estar em contato direto com todos os órgãos que possam ser afetados, como serviços de telefonia, energia elétrica e abastecimento de água, para que, em caso de necessidade, haja pronto restabelecimento”, afirma o prefeito. Após a reunião, o prefeito vistoriou as obras de recuperação em regiões da cidade, acompanhado do vice-prefeito Rodrigo Althoff e do secretário de Obras, Vanderlei Schmitz e outros secretários.

Desde a sexta-feira, (17), a Secretaria de Obras está atuando na desobstrução de vias atingidas por deslizamentos de terra em bairros como Alto Gasparinho, Gasparinho, Bela Vista, Sete de Setembro, Margem Esquerda e Sertão Verde. “Também determinei à Secretaria de Obras que inicie ainda neste sábado uma intervenção imediata na galeria da Estrada Geral da Lagoa para solucionar o acesso ao bairro; bem como para escoar a água que ainda está retida na região da Rua Angelina Motter, no Sete de Setembro”, disse o Prefeito.

A Secretaria de Assistência Social vem realizando a busca ativa de famílias que tenham sofrido perdas com as chuvas, a exemplo da Rua Angelina Motter. As equipes de assistência distribuíram colchões, roupas de cama e kits com produtos de limpeza nas regiões onde residências foram atingidas pela enxurrada.

De acordo com o Samae, o tratamento e abastecimento de água do município segue regularmente em todas as regiões. O funcionamento da ETA IV foi normalizado, o acesso foi liberado para passagem, porém a encosta ainda precisa ser estabilizada. Já a coleta de lixo ainda está com alterações no cronograma em decorrência dos alagamentos, mas as equipes estão trabalhando para normalizar o atendimento às regiões afetadas.

A Secretaria de Planejamento montou grupo técnico com servidores da área de engenharia e geologia para apoiar as equipes da Defesa Civil do município na avaliação das ocorrências. Um dos pontos que vem sendo monitorados é o deslizamento da margem do rio Itajaí Açu ocorrido na Rua Anfilóquio Nunes Pires.

*Município segue em alerta para deslizamentos*

A Defesa Civil reforça o alerta para o risco alto de deslizamentos, tendo em vista que o solo permanece encharcado. A orientação é de que a população esteja atenta aos sinais de movimentação de terra; aparecimento de água e protuberâncias em bases de encostas; inclinação de árvores, cercas ou postes; rachaduras em muros e paredes, barulhos e estalidos. Em caso de aparecimento de algum desses sinais, deve-se sair do local, abrigar-se em espaço seguro e acionar a Defesa Civil pelo 199.

Também reforça-se a orientação de cuidados com a água da enxurrada: evitar contato direto com a água, utilizando botas; não deixar crianças brincando em locais alagados; lavar móveis e ambientes atingidos com água sanitária; descartas alimentos, medicamentos que tenham ficado submersos. A Defesa Civil orienta ainda evitar caminhar em locais alagados, pois podem haver buracos ou objetos embaixo d’água que podem provocar acidentes.

Previsão ainda é de instabilidade para o fim de semana

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, a partir da tarde deste sábado a instabilidade volta a ganhar força no estado:

O calor combinado com a umidade disponível favorecem a formação de áreas de instabilidade, que provocam pancadas de chuva e temporais isolados com raios, rajadas de vento e eventual granizo. De forma pontual e principalmente no Litoral e áreas próximas, a chuva ocorre com forte intensidade.

No domingo (19), a chuva retorna ao estado na forma de temporais, novamente, associados à formação de uma frente fria, que avança para Santa Catarina no decorrer da segunda-feira (20). A chuva começa na forma de temporais isolados a partir da tarde de domingo e se estende pela segunda-feira, que já amanhece com essa condição nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Ao longo da segunda-feira, os temporais se estendem para as demais regiões, com risco alto para o Vale do Itajaí de ocorrências associadas a destelhamentos, quedas de galhos e árvores, danos na rede elétrica e alagamentos.

COMUNICADO

O Samae de Gaspar de informa que, devido ao aumento do consumo de água neste sábado, em função do calor e da limpeza das casas atingidas pelas chuvas. Por isso, pode haver falta de água em alguns pontos durante esta tarde.

Pedimos a colaboração de todos para que utilizem a água de forma moderada e consciente. Mais informações pelo telefone (47) 3091-2095.

Fonte: Prefeitura de Gaspar