Morre aos 82 anos Vilmar Schürmann ex-diretor da Ceval e Bunge Alimentos

Morre aos 82 anos Vilmar Schürmann ex-diretor da Ceval e Bunge Alimentos
Publicado em 14/03/2025 às 13:49

Vilmar de Oliveira Schürmann, nascido em 22 de maio de 1942, em Florianópolis. Filho do alemão Wilhem Theodor Schürmann e da brasileira Avenina Oliveira, casado, teve cinco filhos de dois casamentos: Rui, Cláudio, Roberta, Yan e Natasha. Graduou-se em Engenharia Química pela Universidade do Paraná, turma de 64. Faleceu na madrugada desta sexta-feira, 14/03/25, com idade de 82 anos o Srº Vilmar de Oliveira Schürmann. O velório está sendo até às 19h, deste dia 14 de março de 2025 (sexta-feira), no Centro de Eventos do Hotel Vila do Farol (entrada pela rua Pampo), na Av. Ver. Manoel dos Santos, 1493 – Centro, Bombinhas.  

Vilmar de Oliveira Schürmann, foi presidente da Bunge Brasil S.A. a empresa controla Bunge Alimentos e a Bunge Fertilizantes e também foi Presidente da Bunge Alimentos, a qual reúne as ex-empresas líderes nos seus segmentos, Ceval e Santista Alimentos, pertencentes ao grupo mundial Bunge e de mais de 183 anos de editoria e há quase 100 anos presente no Brasil.

Quando estudante, a partir de 1962, Vilmar foi estagiário da Eletroaço Altona, em Blumenau; Sanbra e Aços Villares, em São Paulo; bem como a Samrig, em Esteio no Rio Grande do Sul. Sanbra e Samrig então já pertencentes ao grupo mundial Bunge.

Vilmar Schürmann foi admitido como Químico em 1 de fevereiro de 1965 na Samrig, de Esteio. Neste primeiro emprego, ficou até 31 de janeiro de 1967 onde chegou à condição de chefe de produção da fábrica de óleos.

Concursado junto ao Banco Regional de Desenvolvimento, BRDE, voltou para Santa Catarina como Técnico em Desenvolvimento. Saiu do banco em 1970 quando ocupava a chefia do Departamento de Estudos e Operações numa época de grande fomento à modernização e diversificação industrial do Sul do Brasil.

De 1970 a 1972 tornou-se assessor da empresa. E foi nesse período que travou contato com o modesto projeto da então Cereais do Vale e que mais tarde veio a ser oficialmente a Ceval – Cereais do Vale Agroindustrial S.A., cuja fundação data de 4 de janeiro de 1972.

Na Ceval, Vilmar de Oliveira Schürmann foi o seu primeiro diretor industrial e em seguida, o seu diretor geral e membro do Conselho de Administração durante 28 anos, período em que a Ceval experimentou um crescimento virtuoso e que a tornou a mais importante no seu segmento na América Latina e também alcançando expansão industrial fora do Brasil (Argentina e Índia).

Vilmar de Oliveira Schürmann, também foi o diretor geral da Ceval Export – a primeira unidade industrial dedicada exclusivamente à exportação, implantada em São Francisco do Sul e seguramente, o primeiro passo para a expansão e solidificação dos negócios da Ceval. Foi ainda, o diretor geral da Ceval Armazéns Gerais, Ceval Proteção Ambiental, Ceval International, diretor da Seara Industrial e presidente da Guipeba Ceval, na Argentina.

Desde 1999 Vilmar dedica-se a um novo desafio em sua vida: a de ser empreendedor no terceiro setor. Veranista de Porto Belo e Bombinhas desde a década de 60, viu nas belezas naturais da região, um filão de futuro para a preservação ambiental, atração diferenciada de turistas, incremento e qualificação da economia do setor. Hoje já estão em pleno funcionamento três empreendimentos: Pousadas Vila do Farol, Vila do Coral e Vila do Coral 2, em Bombinhas, e o Hotel Recanto das Águas, na Praia dos Amores, em Balneário Camboriú. Além disso tem participação importante nos empreendimentos Hotel Itália e Pousada Praia do Estaleiro, ambos em Balneário Camboriu. Ainda em Bombinhas mantém em funcionamento dois tradicionais campings: Bela Vista e Costão, que anualmente recebem muitos turistas.

Esta visão voltada para o setor do turismo com ênfase aos empreendimentos hoteleiros, demonstra seu compromisso com a geração de emprego e renda, oferecendo opções modernas tanto para quem busca o lazer, quanto para o crescente mercado dos eventos corporativos.
Isto pode ser comparado no nível de qualidade das pousadas e hotéis que têm o selo de sua administração. Inseridos no contexto do que há de mais moderno na indústria hoteleira, agregando qualidade e resultados extremamente positivos para a composição da renda dos municípios em que estão sediados. E por isso são referências em poucos anos de atividades.

O talento empreendedor de Vilmar de Oliveira Schurmann não limita suas ações ao contexto da atividade empresarial. Suas empresas se destacam no papel preponderante de investir nas áreas social e cultural. E os exemplos são muitos. Em Bombinhas se destaca o Parque Ambiental Família Schurmann, inaugurado no final de 2004, está instalado numa das praias mais belas do município, a Praia do Ribeiro, encravado no meio de muito verde, cuja vegetação é rica em espécies da Mata Atlântica. O local colocado à visitação pública, recebe milhares de visitantes, dentre os quais turistas e estudantes que além da beleza podem conhecer e assistir momentos das aventuras no mares da famosa Família Schurmann. Somam a este projeto os investimentos realizados no Instituto Boimamão, que mantém o Museu do Sertão, na área rural de Bombinhas, com a doação de imóvel em comodato, em que funciona uma verdadeira usina de artesanato típico da cultura açoriana e a reconstrução de uma antiga capela que existia entre Bombas e Bombinhas, inaugurada em1928, com traços da presença açoriana na região, e que acabou destruída no início dos anos 70. A capela foi concluída no final de 2004 e está sendo preparada para a visitação pública. Será mais uma equipamento no conjunto da arquitetura tradicional da região, que se integra ao acervo cultural de Bombinhas. Tudo isso, dentro da concepção de uma presença sustentada entre a atividade empresarial e a sociedade em que os empreendimentos estão sediados.
Recebeu títulos de reconhecimento nos Estados de Santa Catarina e Mato Grosso nos municípios de Gaspar, Balneário Camboriu e Bombinha Reconhecidas honrarias da FIESC (Federação das Indústrias de Santa Catarina) e CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Mário Pera

Tenho a honra de por 34 anos atuar próximo a um dos mais talentoso, ousado e visionário gestor e empreendedor do Brasil. Foi uma relação corporativa, mas que nos propiciar uma amizade muito leal e proximidade familiar. Dispensamos muitas vezes os clichês do trabalho, para com uso das experiências próprias, ele mais do eu, e aprendendo muito com ele, enfrentar os desafios e encontrar as soluções.
Sua capacidade de resiliência era enorme e seus conceitos firmes davam respaldo ao alcance das metas. Priorizou sempre consideração à equipe de colaboradores, do menor ao maior cargo na escala do organograma. Então por isso merecia e recebia o respeito de todos.
Em Bombinhas pude estar por 19 anos praticamente no dia a dia com ele. E então foi possível ver que com sua presença e deus projetos de negócios implantados na cidade, se diz abertamente : “a história do Turismo de Bombinhas é marcada por antes e depois do Schurmann.”
Apoiou todas as formas de organização comunitária: cultura, esporte, artes, igrejas e entidades.
Foi ,e continuará sendo, uma grande conquista pessoal ter estado tão próximo do seu talento e genialidade.