Autismo é destaque na 9ª Sessão Ordinária da Câmara de Gaspar

Quem adentrou o plenário da Câmara de Vereadores de Gaspar nesta terça-feira, 1º de abril, deparou-se com uma atmosfera azul. Não por acaso. A cor faz alusão a 2 de abril, dia em que se celebra o dia Mundial de conscientização das pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) e que, em Gaspar, foi instituído oficialmente em 2022, por meio da Lei nº 4230. Na 9ª Sessão Ordinária, a plateia, assessores, servidores e alguns vereadores, ao usar a cor símbolo da causa, expressaram apoio e solidariedade a todos que se empenham na luta pelos direitos dos autistas.
Vale ressaltar que neste ano, o tema já foi trazido à tona, pois a Câmara encaminhou ao Executivo a indicação nº 514/2025 da vereadora Sandra Mara Hostins (PL), que solicita Inclusão de atendimento odontológico especializado para pessoas com autismo nas redes de saúde pública do município.
Para amplificar o debate do tema, a Câmara disponibilizou, por um mês, o espaço cultural Pedro Vereador Antônio Schmitt para exposição gratuita de 40 obras de autistas de diversas faixas etárias. A exposição é aberta ao público de segunda a sexta, de 13 às 19h e as obras ficarão expostas até 30 de abril. Também deu voz à fundadora da Associação de Pais e Amigos do Autista de Gaspar (AMA GASPAR), Eliane Schmidt Salgado, que, ao utilizar a Tribuna livre, falou de sua própria experiência como mãe atípica.
Mãe de três autistas, Eliane fundou a AMA em 2017. A entidade é uma grande parceira da Secretaria de Saúde do Município e dá suporte a autistas e seus familiares por meio de apoio, acolhimento e repasse de informações essenciais como inclusão escolar, tratamentos disponíveis na rede pública e direitos dos autistas.
“ A AMA nasceu do amor e da esperança, nossa missão é melhorar a qualidade de vida não só das pessoas com autismo, mas também das suas famílias, pois passar pela difícil jornada do diagnóstico não é fácil, oferecemos apoio emocional e informações que fazem toda diferença para quem ainda não entende o que é o autismo”, explicou.




