Gaspar participa neste domingo, 18, de Mega Simulado da Defesa Civil Nacional

Gaspar participa neste domingo, 18, de Mega Simulado da Defesa Civil Nacional
Publicado em 18/05/2025 às 10:29

Atenção : Essas informações são apenas parte da simulação.


Prefeito aciona Grupo de Ações Coordenadas em função de emergência provocada por temporal

Reunião ocorrerá às 10h, na Prefeitura de Gaspar

O Prefeito Paulo Koerich convocou secretários municipais e demais integrantes do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) para uma reunião de emergência, em decorrência dos estragos provocados pelo temporal ocorrido na manhã deste domingo (18).

A reunião ocorrerá às 10h, na sala de reuniões do Gabinete, na Prefeitura.

Após o encontro, haverá o atendimento à imprensa.

Simulado

Defesa Civil de Gaspar atende ocorrências provocadas por vendaval

Temporal desta manhã atingiu bairros Gaspar Mirim e Santa Terezinha, que foram gravemente atingidos pelos fortes ventos e chuva deste domingo (18).

As equipes da Defesa Civil já foram acionadas e estão se deslocando para atender às ocorrências. Até o momento, duas quedas de árvores foram registradas, bem como vários destelhamentos.

A Superintendência de Defesa Civil de Gaspar orienta as famílias a abrigarem-se em local seguro. Ocorrências podem ser registradas pelo 199, ou 193 para emergências.

Simulado

Rua Barão do Rio Branco tem trânsito interditado em função de queda de árvore
Secretaria de Obras já atua nos reparos

Em função do vendaval ocorrido no início da manhã deste domingo (18), a cidade de Gaspar registrou duas quedas de árvores na região do bairro Santa Terezinha.

Uma delas atingiu uma residência na rua Joaquim Silvino da Cunha e a Ditran precisou realizar um desvio no local. A outra ocorrência foi na Rua Barão do Rio Branco, próximo à Casa Mortuária do Cemitério Municipal. A ocorrência danificou a rede elétrica e a região neste momento encontra-se sem luz.

A Ditran desviou o trânsito que está interrompido na via, até que a Celesc e a Secretaria de Obras concluam os reparos.

A Superintendência de Defesa Civil de Gaspar orienta as famílias a abrigarem-se em local seguro. Ocorrências podem ser registradas pelo 199, ou 193 para emergências.

Simulado

Famílias são encaminhadas para abrigo na Capela Santa Terezinha

Secretaria de Assistência Social acionou primeiro abrigo nesta manhã

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Assistência Social e a Superintendência de Defesa Civil, ativou o primeiro abrigo na Capela Santa Terezinha. Isso porque o vendaval deste domingo (18) desabrigou até o momento duas famílias, cujas casas foram completamente destelhadas.

O local já está preparado pelas equipes de Assistência Social, com colchões, alimentos e voluntários aptos a recepcionar os atingidos. O abrigo conta também com espaço para animais domésticos.

Além de alojar as famílias desabrigadas, o município está distribuindo lonas para as residências parcialmente afetadas. Doações de mantimentos também podem ser feitas para a Secretaria de Assistência Social, diretamente no abrigo da Capela Santa Terezinha.

A Superintendência de Defesa Civil de Gaspar orienta as famílias a abrigarem-se em local seguro. Ocorrências podem ser registradas pelo 199, ou 193 para emergências.

Simulado

Gaspar decreta situação de emergência após vendaval
Ventos fortes desta madrugada afetaram cerca de 300 residências

O Prefeito Paulo Koerich decretou situação de emergência em Gaspar, na manhã deste domingo (18), em decorrência dos estragos provocados pelo vendaval das primeiras horas do dia.

Os fortes ventos afetaram cerca de 300 residências na região dos bairros Gaspar Mirim e Santa Terezinha, com destelhamentos e queda de energia. Há suspeita de um óbito e vários feridos.

O Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) foi acionado nesta manhã para definir o atendimento à população atingida. Um abrigo foi aberto na Capela Santa Terezinha e a Secretaria de Assistência Social já começa a receber as primeiras famílias.

Conforme a Defesa Civil, duas famílias foram encaminhadas ao local. E outras 4 famílias estão sendo atendidas com fornecimento de lona e outros materiais.

A Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) também orienta as famílias que o abrigo da Capela Santa Terezinha conta com espaço para animais domésticos. Até o momento, nenhuma ocorrência com animais foi registrada. Em caso de maus-tratos e abandono de animais, a comunidade pode utilizar o Whatsapp 47 3091-2179 para registrar solicitações.

A Celesc trabalha no restabelecimento da energia elétrica. De acordo com o Samae, o serviço de abastecimento de água não foi afetado.

O Samae orienta a população sobre o uso consciente da água neste momento, mesmo com o abastecimento regular, para garantir o atendimento a todos os bairros e evitar sobrecarga no sistema.

A Secretaria de Educação informa que nenhuma unidade foi atingida e, portanto as aulas seguirão normalmente nesta segunda-feira (19). Também nenhuma unidade de saúde foi afetada e o atendimento ocorrerá normalmente na segunda.

Segundo a Ditran, as ruas do município Joaquim Silvino da Cunha e Barão do Rio Branco estão com tráfego interrompido ou desviado, em função de quedas de árvores. A Secretaria de Obras já trabalha no recolhimento da vegetação para liberação das vias.

Além disso, o Ginásio da Praça CEU foi destelhado e espaço precisou ser isolado. Em função disso, as atividades desta segunda-feira foram suspensas no local.

Número de Ocorrências
2 Quedas de árvores
7 destelhamentos
2 famílias deslocadas para abrigo