Simulado de Defesa Civil reúne mais de 60 pessoas em Gaspar

Exercício testou protocolos de resposta a emergências em cenário de grande vendaval
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência de Defesa Civil, participou neste domingo (18) do 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres, promovido pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. A ação mobilizou mais de 60 pessoas, entre representantes do Corpo de Bombeiros, Polícias Civil, Militar e Científica, além de integrantes de todas as secretarias municipais de Gaspar.
Na cidade, o exercício teve como tema um cenário de vendaval, simulando uma situação real de crise no bairro Santa Terezinha e Gaspar Mirim. Durante o treinamento, ruas foram interditadas, o Grupo de Ações Coordenadas (Grac) foi acionado e o Plano de Contingência do município foi ativado.
O simulado também possibilitou à Defesa Civil de Gaspar testar o novo sistema de notificação de ocorrências, que substitui as planilhas manuais pelo sistema GRP, proporcionando mais agilidade e organização nas respostas. As ações incluíram o atendimento a vítimas com um óbito simulado e a assistência a pessoas desalojadas e desabrigadas, com a abertura de um abrigo temporário.
O objetivo do simulado foi testar a capacidade de resposta das equipes em situações de emergência causadas por desastres naturais, além de avaliar a eficácia dos protocolos e identificar oportunidades de melhoria.
Rafael Araújo Freitas, Superintendente de Defesa Civil, realiza uma avaliação preliminar da atividade. “Avaliamos o simulado de forma bastante positiva. Tivemos a participação ativa de diversos órgãos e entidades, além do envolvimento dos moradores da localidade escolhida. Agora é o momento de analisar os protocolos utilizados e aperfeiçoar nossas ações de resposta”, conclui Rafael.
Foto: Gabriel Eliezer/PMG
Fonte: PMG




