Gaspar participa de formação para elaborar Plano de Contingência da Assistência Social

Gaspar participa de formação para elaborar Plano de Contingência da Assistência Social
Publicado em 21/05/2025 às 5:50

Profissionais da Assistência Social foram capacitados para atuar em situações de emergência

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Superintendência de Defesa Civil, participou da Formação para a Elaboração dos Planos Municipais de Contingência da Assistência Social. A capacitação foi promovida pela AMVE (Associação dos Municípios do Vale Europeu) com apoio da FECAM (Federação Catarinense de Municípios).

O objetivo foi orientar os municípios da região sobre como planejar ações da Assistência Social antes, durante e depois de desastres naturais, como enchentes, deslizamentos ou vendavais. Ao todo, foram realizados quatro encontros, que abordaram temas como o funcionamento do Plano de Contingência, os níveis de mobilização e os serviços que devem ser oferecidos às famílias atingidas.

Profissionais da Assistência Social tem um papel fundamental nesses momentos. Além de ajudar na prevenção, também são responsáveis por garantir atendimento rápido e eficiente às pessoas em situação de vulnerabilidade. Isso inclui a oferta de serviços e o acesso a direitos básicos, como abrigo, alimentação e apoio psicológico.

Durante a formação, a assistente social da Defesa Civil de Gaspar, Ana Janaína de Medeiros, foi uma das palestrantes do terceiro módulo. Ela compartilhou a experiência da cidade e destacou a importância da integração entre a Assistência Social e a Defesa Civil.

A partir desse aprendizado, Gaspar vai montar um grupo de trabalho com representantes das duas áreas para construir o Plano de Contingência da Assistência Social do município. O documento vai ajudar a organizar as ações que devem ser colocadas em prática caso aconteça uma nova situação de emergência.

Fonte: PMG