Programa TransformAção começa nesta terça-feira (3) em Gaspar

Programa TransformAção começa nesta terça-feira (3) em Gaspar
Publicado em 02/06/2025 às 15:17

Projeto visa ajudar, acolher e fortalecer moradores de Gaspar a largar o vício no cigarro

A Policlínica Dr. Valmor Beduschi recebe, nesta terça-feira (3), o segundo grupo do projeto TransformAção – 8 passos para uma mudança definitiva, criado para ajudar moradores de Gaspar a largar o vício no cigarro. A abertura será marcada por uma palestra motivacional da Farmacêutica Bioquímica e Life Coach Jeanne Alessandra Santana.

O programa é gratuito e voltado a qualquer morador da cidade que deseja parar de fumar. Os interessados devem procurar sua unidade de saúde e solicitar a inscrição no sistema de regulação, SISREG. Quando novas turmas são abertas, os inscritos passam por uma triagem individual e, se selecionados, iniciam os oito encontros temáticos. O primeiro será sobre “propósito inabalável”.

Cada etapa do projeto é acompanhada por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, educadores físicos e profissional de coaching. Além do suporte emocional e psicológico, os participantes também recebem, se necessário, medicamentos gratuitos.

A iniciativa surgiu após constatações de que muitas pessoas pegavam remédios para parar de fumar nas farmácias, mas sem orientação ou acompanhamento acabavam não largando o vício, ou substituíam o cigarro por outros medicamentos. Em resposta, a Secretaria Municipal de Saúde elaborou um protocolo com oito etapas de acompanhamento, que foi estruturado no ano passado.

O primeiro grupo foi concluído em maio deste ano e teve como resultado 98% dos participantes que conseguiram abandonar o cigarro. Para a segunda turma, 88 pessoas foram chamadas para a triagem, das quais 57 seguem participando.

“Parar de fumar é um desafio, mas não precisa ser uma jornada solitária. O projeto TransformAção oferece suporte real, medicamentos, acompanhamento profissional e um grupo inteiro torcendo e caminhando junto”, destaca a farmacêutica Jeanne.

As vagas são limitadas e dependem do envio de insumos pelo Ministério da Saúde. Elas são preenchidas por ordem de inscrição no sistema de regulação. O projeto TransformAção une informação, acolhimento, cuidado e transformação de hábitos, promovendo uma mudança definitiva na qualidade de vida e no bem-estar dos participante

Fonte: PMG