Painel da Covid-19 de Gaspar está no ar há um ano - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
13 de Maio de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Jornal Sentinela

07:00h

Jornal Sentinela

Ouça Agora

Programa Contatos com a Cidades

08:00h

Programa Contatos ...

Na sequência

JUNIOR HOSTINS

11:15h

JUNIOR HOSTINS



Painel da Covid-19 de Gaspar está no ar há um ano

30/04/2021 09:00

O painel da transparência sobre o Covid-19 em Gaspar completa um ano no ar. A plataforma foi disponibilizada no final de abril de 2020, vinculada ao site da Prefeitura de Gaspar. O objetivo da ferramenta é manter a população informada com relação aos números da doença no município. Desde o início deste ano, a plataforma também passou a contar com o Vacinômetro Municipal.

“Desde o início nosso objetivo foi garantir o atendimento às pessoas e levar o máximo de informações possíveis aos moradores, já que estávamos lidando com algo novo e que era totalmente desconhecido. Esse canal de comunicação com a sociedade, assim como todas as outras ferramentas que utilizamos, é essencial para combater notícias e garantir o acesso à informação”, salienta o prefeito Kleber Wan-Dall.

Ao acessar o painel, a população pode conferir os dados atualizados diariamente com o total de casos ativos, recuperados, isolados, óbitos, hospitalizados, dentre outros. Nele também é possível acompanhar o Vacinômetro, que é atualizado semanalmente com o total de aplicações da primeira e segunda dose e as fases iniciadas de acordo com plano nacional de vacinação.

O painel pode ser acessado pelo link https://bit.ly/covidgaspar ou pelo banner Covid-19 na página inicial do site da prefeitura em: www.gaspar.sc.gov.br. Clicando neste banner o munícipe também tem acesso a outras informações e ferramentas, como os investimentos financeiros destinados ao combate ao vírus, assim como informações sobre as ações, decretos, materiais gráficos, entre outros.

Os trabalhos para manter os dados sempre atualizados, são realizados de forma conjunta entre Superintendência de Comunicação, Secretaria Municipal da Saúde, Hospital de Gaspar e Secretaria da Fazenda e Gestão Administrativa. Além da plataforma, o município também divulga as informações oficiais nas redes sociais e distribuição a informação para a imprensa local.

Recentemente, a Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou dados de uma análise realizada nos 26 estados e 665 municípios com mais de 50 mil habitantes, incluindo o Distrito Federal. Com o objetivo de verificar o cumprimento dos mesmos em relação à Lei de Acesso a Informação, em tempo de pandemia. O resultado destaca que Gaspar está em 14º no ranking geral de cidades com maior transparência, com nota final de 9.91. E no estado, o município alcançou o 2º lugar, ficando atrás apenas da Cidade de Criciúma, no sul do estado. A análise foi realizada pela CGU utilizando a avaliação da Escala Brasil Transparente Avaliação 360º.

Combate à pandemia

Na mesma época em que foi ao ar o Painel Covid-19, a Prefeitura preparava o Centro de Triagem no Ginásio Prefeito João dos Santos. A ação foi necessária, diante do grande número da procura pelo atendimento, que na época, aumentava a cada dia, chegando a mais de 100 pessoas que procuravam atendimento. Desde então, pessoas com os sintomas de coronavírus podem comparecer ao Ginásio, recebem o diagnóstico inicial, medicação sob prescrição médica e o encaminhamento para a continuação do tratamento. O local recebeu tendas para os testes e atendimentos médicos e melhoria na infraestrutura, como a reforma do telhado.

Várias outras ações voltadas à saúde foram realizadas durante a pandemia. Como a ativação das primeiras Unidades de Tratamento Intensivo (U.T.I) no Hospital de Gaspar, que hoje já foi ampliada contando agora com 20 leitos de UTI Covid. Através de lives artísticas e parcerias com empresas privadas, muitas doações foram arrecadadas e a JBS doou um tomógrafo inédito no município avaliado em R$900 mil. Todos os recursos foram investidos na compra de equipamentos e manutenção do Hospital de Gaspar para que fosse possível salvar vidas.

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD