A Polícia Militar de Gaspar irá realizar durante este mês uma operação de fiscalização nos bares da cidade. A ação terá como foco os estabelecimentos que ficam próximos a escolas do município. O objetivo é verificar se os bares possuem o alvará necessário para o funcionamento e se o documento não está vencido. Conforme explica o comandante da PM em Gaspar, capitão Heintje Heerdt, o primeiro passo para colocar a ação em prática foi dado ainda no início do ano quando, primeiramente, a Polícia Militar fez o levantamento dos estabelecimentos.
“O prazo para a renovação dos alvarás venceu apenas nesta segunda-feira (29). Por isso a operação será realizada a partir de agora”, ressalta. Segundo o comandante, caso o bar não possua o alvará, ele poderá ser fechado pela PM, que também poderá lavrar um termo circunstanciado pelo delito de desobediência.
Além disso, as informações obtidas durante o levantamento e o resultado da operação serão compiladas em um relatório. “Nossa intenção é elaborar um documento e entregá-lo à Câmara de Vereadores, pedindo o apoio da Casa de Leis para a readequação destes estabelecimentos”, afirma o comandante.
A ideia da operação, realizada para manter a ordem pública na cidade, conforme explica o capitão Heintje, segue os exemplos de outros municípios do estado e significa investir no policiamento comunitário para a resolução de vários problemas. “Em outras cidades, onde este tipo de metodologia foi adotada, os resultados obtidos foram positivos”, defende. Ele cita como exemplo o município de Camboriú - um dos que adota a metodologia e mais se assemelha às características de Gaspar. “Depois do projeto “Camboriú Mais Segura” houve uma redução de 30% nos homicídios em dois bairros considerados violentos naquele município”, argumenta Heintje.
Parceria
A secretaria de Educação de Gaspar reconhece a importância da ação e dá seu aval para a realização da operação da Polícia Militar. Segundo a secretária da pasta, Marlene Almeida, a fiscalização será uma forma de prevenir problemas próximos às escolas. “Além disso, acredito que a ação irá inibir o acesso dos estudantes à bebida alcoólica e ao cigarro”, pondera. A secretária também garantiu que, como forma de contribuir para o problema, irá entrar em contato com a secretária de Saúde para a reativação do Conselho Municipal Antidrogas (Comad).
Todos os direitos reservados © 2024
| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783