Prefeitura de Gaspar realiza ações de cuidado animal - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
02 de Agosto de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

CAFE COM JOTA

05:05h

CAFE COM JOTA

Ouça Agora

Jornal Sentinela

07:00h

Jornal Sentinela

Na sequência



Prefeitura de Gaspar realiza ações de cuidado animal

21/07/2021 04:14

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria da Agricultura e Aquicultura, em parceria com a Associação Gasparense de Amparo e Proteção ao Animal (Agapa), executa diversas atividades de cuidado anima através do Programa É o Bicho. Entre as ações se destacam a castração solidária para cães e gatos e a parceria com a Agapa, que já acontecem desde de 2017. As castrações começaram a ser ofertadas em Gaspar em forma de mutirões e com um custo menor ao geralmente visto em clínicas. De lá para cá o mutirão da Secretaria de Agricultura, que é realizado anualmente, já atendeu mais de 700 animais.

“O nosso objetivo é fazer o controle e diminuição de animais em estado de abandono, diminuir as filas de adoção, contribuir no controle de zoonoses e garantir uma vida mais digna aos nossos animais de estimação”, relata o Secretário da Agricultura e Aquicultura, André Pasqual Waltrick. Ele explica que uma fêmea pode ter uma ninhada com no mínimo seis filhotes e até duas ninhadas desta por ano. Nas ruas, esses animais, tanto filhotes quanto adultos, estão à mercê de diversos tipos de perigo. Este projeto deve englobar todas as ações para temáticas como estas. “Se refletirmos bem, se são castradas 500 fêmeas, resultará no controle de nascimento de 3 a 6 mil animais. Dessa forma, evitamos que os bichinhos fiquem abandonados nas ruas”, reforça.

Solidariedade

No ano passado, 2020, a Secretaria da Agricultura realizou uma licitação para tornar gratuita a castração para famílias carentes, também em convênio junto à Agapa. Motivadas por uma alternativa mais humanizada, decorrente da epidemia do coronavírus. Foi criado então um relatório contendo os critérios exigidos para a gratuidade. Basicamente pessoas de baixa renda e/ou que fizeram a adoção solidária de algum animal desses animais. Funciona da seguinte maneira, a Agapa recebe o pedido de castração ou doação e após realizar o cadastro repassa os dados para a prefeitura a qual deve assumir os custos junto a clínica veterinária licitante, atualmente fica no Bairro Margem Esquerda. Lá os pets são castrados e os para adoção recebem chip, vacina e castração.

Os que são doados via Agapa já são entregues vacinados e castrados. “Recentemente atendemos uma senhora que queria castrar duas cadelas. Em uma avaliação residencial que foi feita, constatou-se que ela é viúva e depende apenas do salário da aposentadoria, então demos todo o apoio e os animais foram castrados. A intenção é apoiar a comunidade menos favorecida”, comenta o secretário André. No primeiro ano foram contabilizadas 120 castrações solidárias e neste ano já são mais de 160. Outra ação que já vem ocorrendo nesses últimos 4 anos, é a doação de ração para três grandes abrigos cadastrados na comunidade. Por ano, são destinados mais de 15 toneladas a estas instituições onde vivem cerca de 700 animais.

Os interessados nos serviços ofertados pelo Programa É o Bicho, podem entrar em contato via redes sociais da Agapa, lá serão atendidos e instruídos para os procedimentos necessários. (fb.com/agapagaspar e @agapagaspar) Neste ano de 2021, a Prefeitura cedeu à Agapa um espaço físico para atendimento, que fica em anexo à Secretaria da Agricultura e Aquicultura. No último dia 07 de junho, a prefeitura de Gaspar também entregou para a instituição, um automóvel advindo de doação da Câmara Municipal de Vereadores. A Secretaria de Agricultura e Agapa localiza-se no Bairro Santa Terezinha, Avenida Frei Godofredo, nº1635.

Microchips

Neste ano a Prefeitura de Gaspar também realizou uma licitação para aquisição de microchips de identificação animal. A fornecedora vencedora foi a Evolução Pet, com sede em São Paulo Capital. “Esta é uma modernização que agora faz parte também do Programa É o Bicho, a partir deste ano, os bichos atendidos pelo programa serão microchipados. Isto servirá para identificação no animal, assim se o dono perder ou ter o animal furtado, ao ser encontrado poderemos saber quem é o dono e onde é o seu endereço”. Destaca o Secretário André.

Através do chip de identificação, também podemos melhorar nosso banco de informações de cães em situação de abandono. Bem como o banco de adotantes, sendo que haverá como saber se um cão abandonado foi anteriormente adotado, esse antigo dono ficará impedido de realizar novas adoções, já que isto caracteriza crime. O sistema de identificação por chips é internacional e o município adquiriu também os demais equipamentos necessários como os aplicadores e o leitor. O valor total do investimento foi de cerca de R$ 13.704,94. Vale salientar que o foco do Programa É o Bicho são gatos e cães, machos e fêmeas, sem raça definida.

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD