Prefeitura de Gaspar reforça regras para isolamento de positivados - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
13 de Maio de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Jornal Sentinela

07:00h

Jornal Sentinela

Ouça Agora

Programa Contatos com a Cidades

08:00h

Programa Contatos ...

Na sequência

JUNIOR HOSTINS

11:15h

JUNIOR HOSTINS



Prefeitura de Gaspar reforça regras para isolamento de positivados

O novo coronavírus já tem infectado milhões de pessoas no Brasil e no mundo levando sistemas de saúde ao colapso e superlotando centros de emergência. A única arma enquanto a vacinação está em andamento é a prevenção. Por isso, a Prefeitura de Gaspar, através do Sistema de Comando em Operações contra a COVID-19 reforça a necessidade do correto isolamento domiciliar para evitar a contágio.

Um ano após o início da pandemia o brasileiro já conhece a rotina dos cuidados essenciais como uso de máscara, higienização das mãos, distanciamento, etiqueta da tosse, entre outros. Porém, a rotina costuma a levar ao descuido com os detalhes. Além dos cuidados diários que todos devem ter, a pessoa que testa positivo para o coronavírus deve tomar medidas ainda mais rígidas, para garantir a saúde daqueles que a rodeiam.

Ao sentir sintomas de infecção respiratória (gripe, resfriado) é necessário procurar atendimento no Centro de Triagem para COVID-19, que fica localizado no Ginásio Prefeito João dos Santos e já iniciar todos os protocolos de isolamento e contato físico com outras pessoas. No local é realizado o teste para detecção do covid-19 será realizado. Uma vez que o teste der positivo, o médico irá indicar o tratamento adequado conforme os sintomas e as orientações de isolamento.

O isolamento domiciliar deve ser feito pela pessoa positivada e todos os demais que moram na mesma casa, mesmo aqueles que não apresentam sintomas. Dentro da casa, a pessoa positivada deve ainda manter isolamento dos demais residentes e evitar ambientes compartilhados como banheiro, cozinha, sala etc. O uso de máscara e a higienização constante de objetos, ambientes e mãos é imprescindível. As pessoas da casa que estiverem com alguém positivado devem permanecer na residência, evitando ir ao trabalho, ao mercado, à aula ou qualquer outro estabelecimento.

Orientações de isolamento domiciliar:• Uso de máscara o TEMPO TODO; Se for cozinhar, proteja o resto o tempo todo com máscara de proteção; Após usar o banheiro, higienize as mãos e o vaso sanitário, mantenha a tampa fechada. Desinfete pias e vasos com água sanitária ou outro produto recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); Utilize toalhas, talheres, copos, pratos e demais objetos separadamente dos demais, o lixo produzido por você também deve ser separado e descartado em local diferente; Evite compartilhar sofás, cadeiras, poltronas e acentos e higienize-os após o uso; Caso a pessoa não more sozinha, evite dormir no mesmo cômodo que os demais, mantenham distância de 1m e higienize os móveis da casa; Ao haver uma pessoa positivada, todas as demais da casa também devem proceder com o isolamento social; Caso os outros moradores apresentem sintomas devem também procurar atendimento no Centro de Triagem, tomando todas as medidas de prevenção;

Multa por descumprimento

A Lei Municipal 4.099 prevê multa de R$613,75 para pessoas físicas e R$1.227,50 para pessoas jurídicas que insistirem em descumprir as medida sanitárias no enfrentamento à COVID-19. A equipe de fiscalização do município, bem como a Polícia Militar, seguem orientando toda a população. Um dos principais motivadores da elaboração desta lei foi o número de denúncias e casos de pessoas positivadas que não estariam cumprindo o isolamento social.

O objetivo primordial da nova lei é conscientizar e chamar a atenção, mais uma vez, para que a sociedade faça a sua parte no enfrentamento e prevenção da COVID-19. "Não queremos que ninguém, perca o seu sustento ou tenha prejuízos, mas também não queremos perder mais vidas. Precisamos encontrar um equilíbrio. Nossa equipe continuará dando prioridade à orientação, mas precisamos começar a responsabilizar aqueles que insistem em descumprir s normativas. Se todos fizerem a sua parte, ninguém precisará ser prejudicado", explica o prefeito Kleber Wan-Dall.

Denúncias

A população pode realizar denúncias relacionadas a situações de desrespeito às medidas restritivas determinadas pelo Governo do Estado, através do telefone 199 ou pelos whatsapp (47) 99930-3252 / 9930-4343 e ainda pelo 190 da Polícia Militar. As equipes pedem que, ao fazer a denúncia, ao cidadão se certifique de que ela é procedente e, ao denunciar, informe todos os dados exatos, como nome completo (no caso de descumprimento do isolamento domiciliar) e endereço correto.

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD