Prefeitura realiza mutirão de combate a Dengue em cemitérios - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
13 de Maio de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

A Voz do Brasil

21:00h

A Voz do Brasil

Ouça Agora



Prefeitura realiza mutirão de combate a Dengue em cemitérios

28/04/2021 20:54

A Prefeitura de Gaspar, em uma ação conjunta entre em Secretaria de Saúde, Samae e Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, deve realizar um mutirão de limpeza geral nos cemitérios municipais. A ação está marcada para acontecer nos dias 6, 7 e 8 de maio. O motivo é a eliminação de lixo e quaisquer objetos que estejam acumulando água parada ou sejam considerados potenciais criadouros das larvas do mosquito Aedes aegypt. O mosquito é transmissor de várias doenças perigosas para a saúde humana, como a Febre Amarela, Chikungunya e Zika Vírus.

O faxinaço é uma ação desenvolvida pela equipe de Serviço de Controle de Endemias e executada com apoio do Obras e Samae. Com o foco na eliminação dos criadouros dos mosquitos, todas as doenças citadas anteriormente serão combatidas. Porém, a Dengue Este é o inimigo principal desta força tarefa.

Neste ano, 68 focos do mosquito já foram identificados em Gaspar. Ao ser picado pela fêmea do mosquito contaminado, a pessoa que contrair a doença pode sofrer de febre alta, fortes dores musculares, dor nos olhos, falta de apetite, náuseas, dor de cabeça e manchas avermelhadas sobre a pele. Ainda há os sintomas mais graves, que são o sangramento e inflamação dos vasos sanguíneos que pode resultar em trombose, ou até em óbito.

O combate ao vírus é um dever de todos como cidadãos. Por isso, além de garantir a limpeza de terrenos e do quintal de casa, túmulos também necessitam de cuidado. É importante não deixar lixo, usar as lixeiras mais próximas; ao deixar vasos de flores, suporte de velas e similares, que seu fundo seja coberto com areia. Flores artificiais não são recomendadas, por não se degradar como as naturais, acumulando água. A Prefeitura informa para os usuários que retirem os materiais que lhes são importantes e podem ser possíveis locais que acumulem água antes do mutirão, pois todos os objetos encontrados neste sentido serão recolhidos e descartados em locais apropriados.

Cronograma do mutirão:

Dia 06 - Cemitério do Bairro Belchior;Dia 07 - Cemitério da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Bairro Barracão;Dia 08 - Cemitério Municipal da Casa Mortuária Bom Pastor, Bairro Santa Terezinha.

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD