Programa Avança Gaspar promove qualidade na educação municipal - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
02 de Dezembro de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

CAFE COM JOTA

05:05h

CAFE COM JOTA

Ouça Agora

Jornal Sentinela

07:00h

Jornal Sentinela

Na sequência



Programa Avança Gaspar promove qualidade na educação municipal

15/10/2021 20:26

O setor educacional tem sido uma das prioridades da atual administração. Há três anos, a Prefeitura de Gaspar anunciava o Avança Gaspar, o maior pacote de obras e investimentos da história do município, desde a implantação do programa, os investimentos na pasta foram ampliados de forma significativa. Desde então, obras de infraestrutura nas unidades de ensino, formação continuada de profissionais, oportunidade de acesso à tecnologias, criação de programas que valorizam os estudantes, atendimento multidisciplinar na educação especial, entre outras, são destaques do Avança Gaspar.

    Em Gaspar, são mais de oito mil crianças matriculadas na rede municipal de ensino. Vários investimentos contribuem diariamente para aumentar a qualidade de ensino desses alunos, entre eles a construção do CDI Maria Salete Oliveira Pereira, no Bairro Coloninha, são mais de 150 novas vagas. Outra significante obra foi a construção da nova sede da EEB Olímpio Moretto, foram criadas mais 120 vagas, além disso, a escola passa por uma ampliação para a criação de novas salas, para a abertura de turmas até o 9º ano, atualmente, a unidade atende crianças até o 6º ano.

    Praticamente todas as unidades de ensino receberam melhorias. Apenas nos últimos três anos, foram realizados investimentos de mais de R$ 15 milhões, apenas em obras de infraestruturas. As escolas e CDIs do município estão sendo transformadas em ambientes de aprendizagem confortáveis para que os alunos possam utilizar os espaços.

    O prefeito Kleber Wan-Dall comenta os investimentos na área. “Estamos transformando a educação municipal investindo cada vez mais em melhorias de infraestrutura. Essas obras trazem mais qualidade de estrutura física, qualidade no local de trabalho dos nossos profissionais, no atendimento as nossas crianças, além de possibilitar a ampliação de vagas em alguns casos. Queremos promover uma qualidade pedagógica no nosso município”, explica, Wan-Dall.

Acesso à tecnologias

    Há mais de um ano o ensino digital tomou conta dos lares de crianças e jovens gasparenses. Para conseguir mais agilidade e qualidade no ensino, a primeira ação da Prefeitura de Gaspar, foi estabelecer uma parceria inédita entre a Google. Através dessa parceria, foi possível ampliar as ações voltadas no ensino remoto, auxiliando os alunos na rotina diária de estudos durante o período de suspensão de aulas presenciais.

    Além disso, foi realizada a aquisição de 775 unidades de Choromebooks, que são utilizados como laboratório de informática móvel. Os computadores portáteis vão permitir o acesso à internet, além de possuir centenas de aplicativos educacionais cujo conteúdo pode ser controlado pelos professores, possibilitando atividades e aulas cativantes para os alunos.

Integrar e educar

    Aprimorar uma educação mais inclusiva, é uma das principais metas da pasta. Por esse motivo, programas de acessibilidade estão em fase de finalização e, logo estarão com atendimentos para crianças da rede municipal de ensino. O Programa Integrar é um desses, o projeto pretende oferecer assistência mais ampla para as crianças e adolescentes com Transtorno Espectro Autista – TEA.

    O projeto irá proporcionar aos alunos inclusão social, atendimento individual de cada caso, atividades externas, interação, comunicação além de contribuir com a promoção da saúde, apoio psicossocial e reabilitação, conforme o projeto terapêutico individual. Além do apoio aos alunos, o projeto vai proporcionar o apoio integral às famílias. O atendimento será realizado por uma equipe multidisciplinar, com psicólogos, psicopedagogos e terapeuta ocupacional.

    Além disso, todas as reformas que já foram concluídas nos últimos anos em escolas e CDIs, já foram projetadas para atender pessoas com deficiência. Banheiro acessível, rampas, barra de seguranças, calçadas com piso podo tátil, entre outras.

Novas formas de Ensino

    Com o objetivo de instigar professores e alunos, e tornar o ensino mais atraente para os alunos, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação criaram o “Conexão 180°”. São aproximadamente mil alunos que participam ativamente do projeto, que pretende criar novas rotinas de estudos para os alunos.

    Outro projeto que está em execução nas escolas do município, é o “1º Concurso de Oratória nas Escolas”. O objetivo é estimular o desenvolvimento da comunicação da criança, além de ajudar a preparar e incentivar para uma vida social, mercado de trabalho, entre outros.

    “Por meio desses projetos, conseguimos proporcionar autonomia e confiança dos nossos alunos. Nosso maior foco é o desempenho e a melhoria da educação para que nossos alunos tenham sucesso. É por eles que estamos aqui, buscando aprimorar as atividades desenvolvidas em sala de aula”, destaca o secretário de Educação, Emerson Antunes.

Professores sempre atualizados

     A secretaria de Educação oferta aos profissionais da rede municipal a formação continuada, em diversas áreas, abrangendo todos os servidores das unidades de ensino com o objetivo de aperfeiçoar, atualizar e qualificar esses profissionais. As capacitações fazem parte da hora-atividade dos professores. A hora-atividade é um tempo destinado para planejamento de aulas, correção de trabalhos e também as formações ofertadas pela secretaria de educação.

Em Breve

     Está em fase de implementação os I-Diários, que será a lista de presença de professores da rede municipal, a expectativa é que após a criação, será possível diminuir utilização de papéis nas unidades escolares, bem como um controle maior nas atividades dos alunos.

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD