Rede Feminina promove evento da Campanha Preciso Viver 2021 - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
17 de Setembro de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

CAFE COM JOTA

05:05h

CAFE COM JOTA

Ouça Agora

Jornal Sentinela

07:00h

Jornal Sentinela

Na sequência

Programa Contatos com a Cidades

08:00h

Programa Contatos ...



Rede Feminina promove evento da Campanha Preciso Viver 2021

19/05/2021 08:20

Na manhã desta terça-feira, 18 de maio, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, realizou um evento na Sociedade Alvorada, no Centro de Gaspar com as pacientes oncológicas, que fazem parte do grupo de mulheres atendidas na cidade.

A reunião faz parte da Campanha Preciso Viver 2021, realizada pela Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer, que tem como tema: “O tratamento não pode parar”, o paciente oncológico é prioridade! Várias  mulheres participaram de atividades com profissionais da saúde de Gaspar,  que atendem  também a cidade de Ilhota, respeitando o distanciamento social devido a pandemia do coronavírus.

O impacto da pandemia em pacientes com câncer foi quantificado em um estudo do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No mundo todo, incluindo o Brasil, mais de 52% dos pacientes atrasaram cirurgias ou tratamentos como quimioterapia e radioterapia; 77,5% interromperam os cuidados; e muitas pessoas descobriram com atraso ou ainda nem sabem que tem câncer: a queda de novos diagnósticos foi de 77%.

Diante de uma pandemia que não cede, os médicos têm a certeza de que é preciso buscar maneiras de continuar diagnosticando e tratando o câncer. Até agora, o principal impacto foi causado pela própria readequação do sistema de saúde, que precisou fazer reagendamentos, deslocar profissionais e mudar a estrutura física.

Neste período existe o temor das pacientes de comparecer às consultas, e até mesmo de procurar pela Rede Feminina. O encontro serviu para reunir 21 mulheres mastectomizadas e passar orientações necessárias para um tratamento adequado após a cirurgia,  além da  importância do exame precoce destacou Erica da Silva, da Rede Feminina de Gaspar.

A Fisioterapeuta Vanessa Wanzuitem, também falou sobre a importância do tratamento para uma vida melhor para as pacientes oncológicas.

Reportagem: Gil Dias

 

Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD