Vacina contra vírus da Influenza (H1N1) continua ativa em Gaspar - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
17 de Setembro de 2021

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

Jornal Sentinela

07:00h

Jornal Sentinela

Ouça Agora

Programa Contatos com a Cidades

08:00h

Programa Contatos ...

Na sequência

CIRO NO RADIO

11:15h

CIRO NO RADIO



Vacina contra vírus da Influenza (H1N1) continua ativa em Gaspar

28/07/2021 01:21

A vacinação contra o vírus influenza continua ativa em Gaspar. As doses, contra o vírus que pode causar formas graves de gripe, ainda estão disponíveis nas unidades de saúde que possuem sala de vacinação. Durante os meses, a procura do público alvo foi baixa. Desta forma, o Ministério da Saúde estendeu a vacinação para toda a população acima dos seis meses de idade no início deste mês.

Desde abril, 15.820 pessoas foram imunizadas contra a gripe em Gaspar. A cobertura vacinal no município é de 60%. Para aumentar, além de abranger novas pessoas, o Ministério da Saúde autorizou a ampliação da imunização para a população em geral.

Jicéli Petró, diretora de Vigilância em Saúde, destaca que sua equipe continua empenhada em imunizar a população mais sucessível ao vírus da gripe, que estava contemplada nos grupos prioritários da campanha. "Com o fim deste período, destinaremos as doses remanescentes a todos que quiserem se imunizar", afirma.

As unidades com sala de vacinação são: ESF Barracão, ESF Poço Grande, ESF Santa Terezinha, ESF Sete de Setembro, ESF Coloninha, ESF Gaspar Grande, ESF Gasparinho Quadro, ESF Figueira, ESF Bela Vista, ESF Margem Esquerda I, ESF Margem Esquerda II, ESF Lagoa e ESF Belchior e ESF Centro. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 16h30.

Público-alvo

Para quem faz parte do público-alvo e ainda não foi se vacinar, o Ministério da Saúde reforça a importância de se proteger contra a gripe. A escolha dos grupos prioritários considera as pessoas que podem desenvolver formas mais graves da doença e a preocupação é ainda maior no inverno.

Fazem parte dos grupos prioritários: pessoas acima dos 60 anos, professores, crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.

Covid-19

Como duas campanhas de vacinação da gripe e da Covid-19 ocorrem ao mesmo tempo, a orientação do Ministério da Saúde é para que a vacinação contra a Covid-19 seja priorizada. Assim, a população-alvo da vacinação contra gripe e que ainda não recebeu doses contra a Covid-19 deve receber antes a vacina covid-19 e fazer a aplicação da vacina influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.

Mais informações: Secretaria de Saúde – 3703.3700.

Fonte: PMG

Todos os direitos reservados © 2021

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD