Advogado João Pedro Sansão é recebido pelo Embaixador do Brasil no Chile e fortalece cooperação cultural durante missão de observação eleitoral

O advogado João Pedro Sansão, que está no Chile cumprindo missão de observação eleitoral no primeiro turno das eleições presidenciais chilenas, foi recebido nesta semana pelo Embaixador do Brasil no Chile, Paulo Roberto Soares Pacheco, em Santiago.
Durante a audiência, Sansão compartilhou com o embaixador suas percepções técnicas e pessoais sobre o processo eleitoral chileno, realizado no dia 16 de novembro, relatando aspectos relevantes observados durante a missão, como organização das seções, logística, participação dos eleitores e a forma de apurar os votos.

Além da pauta eleitoral, o advogado participou de uma ação voltada à promoção da cultura brasileira no exterior. Sansão realizou a doação de livros ao Instituto Guimarães Rosa, órgão da Embaixada responsável por fomentar a língua portuguesa no Chile. O instituto mantém a Biblioteca Cecília Meireles, que abriga o maior acervo em língua portuguesa no Chile.
As obras foram doadas pelo prefeito de Gaspar, Paulo Koerich, e pelo Arquivo Histórico de Blumenau, levando ao Chile parte da produção e da memória cultural catarinense.

“Foi uma grande honra representar nossa região nesta missão de observação eleitoral e, ao mesmo tempo, contribuir para a difusão da língua portuguesa. Fortalecer esses vínculos culturais e institucionais é valorizar nossa história e ampliar o diálogo entre Brasil e Chile”, destacou Sansão.
A agenda integra as atividades do advogado no país durante a missão internacional de observação eleitoral.




