Bombeiros de Gaspar resgata cachorro que ficou preso em armadilha no bairro Figueira

Bombeiros de Gaspar resgata cachorro que ficou preso em armadilha no bairro Figueira
Publicado em 25/08/2025 às 12:55

Às 09h23min, de segunda-feira, 25/08/2025, a Guarnição do Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar, foi acionada para ocorrência de resgate de animal na rua Anfilóquio Nunes Pires, bairro Figueira, em Gaspar. Chegando ao local na margem do Rio Itajaí-Açu a guarnição de deparou com um cachorro de pequeno porte preso a uma aratraca, popularmente conhecida como armadilha para urso.

Foi necessário o uso de ferramenta expansora para abertura da armadilha e regaste do animal, o mesmo estava com ferimentos nas patas dianteiras. Após a retirada do animal com segurança o mesmo ficou aos cuidados da Diretoria de bem estar animal de Gaspar. Foi acionado a Polícia Militar para procedimentos cabíveis.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar

Nota Prefeitura de Gaspar

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal, manifesta total repúdio à instalação de armadilhas para a caça de animais silvestres no município. Além de ser crime previsto em lei, essa prática representa um grave desrespeito à fauna local e não será tolerada.

Na manhã desta segunda-feira (25) a equipe de diretoria de Bem-Estar Animal foi acionada para atender um caso em que um cão ficou preso em uma armadilha nas margens do rio, na rua Anfilóquio Nunes Pires, no bairro Figueira. O equipamento, camuflado e armado para caça, poderia causar ferimentos graves ou até fatais.

Felizmente, o animal foi resgatado com vida com o auxílio do Corpo de Bombeiros de Gaspar, seu tutor localizado, e o cão encaminhado para cuidados veterinários em uma clínica no bairro Santa Teresinha. A Polícia Militar também foi acionada para registro do caso e  a armadilha foi recolhida pela Diretoria de Bem-Estar Animal.

A área é frequentada por crianças e famílias para lazer, o que aumenta significativamente o risco de acidentes. Se uma pessoa caísse em uma armadilha como essa, os ferimentos poderiam ser gravíssimos. Animais silvestres ou domésticos capturados, muitas vezes, sofrem uma morte lenta e dolorosa.

A Prefeitura reforça que a caça é crime e pede à população que denuncie imediatamente à Polícia Militar (190) caso presencie armadilhas ou qualquer tentativa de caça. A Diretoria de Bem-Estar Animal também está à disposição para ocorrências de maus-tratos a animais pelo telefone (47) 3091-2179.

Fonte: PMG