Cerca de dez mil estudantes voltam às aulas na rede municipal de ensino de Gaspar

Cerca de dez mil estudantes voltam às aulas na rede municipal de ensino de Gaspar
Publicado em 10/02/2025 às 11:14

Aulas começaram nesta segunda-feira (10) nas 33 Escolas e CDIs

Nesta segunda-feira (10), aproximadamente dez mil crianças voltaram às salas de aulas em Gaspar. Para dar as boas-vindas aos estudantes, o Prefeito Paulo Koerich, juntamente com a secretária de Educação, Andreia Nagel, visitaram pela manhã a EEB Olímpio Moretto e o CDI Vovó Benta, no Gaspar Grande.

“Este ano, conseguimos trazer para o 6º ano da escola Olímpio Moretto uma turma de dez estudantes do Gaspar Alto. Essas crianças iriam estudar em Blumenau,        visto que a Escola Rudolfo Günther atende somente até o 5º ano. Mas, a Secretaria de Educação organizou o transporte, para que eles continuem integrando a rede de ensino de Gaspar“, explicou o Prefeito.

 Segundo a secretária de Educação, as 33 unidades de ensino da rede municipal, entre escolas e CDIs, passaram por limpeza, manutenção, e suas equipes receberam capacitações para a volta às aulas. “Na semana passada, orientamos as equipes que realizassem uma acolhida com as famílias. Então, os pais vieram às unidades onde seus filhos irão estudar, para entregar o material escolar e conversar com os professores. Essa aproximação é importante, pois a participação dos pais na vida escolar dos estudantes faz muita diferença”, explica.

Este ano, as escolas iniciam as atividades já sob a regulamentação do uso de celulares. Em Gaspar, uma portaria normativa foi publicada pela Secretaria de Educação, para orientar as equipes quanto à proibição de aparelhos telefônicos, conforme lei federal.

No município, a orientação é que os estudantes não tragam celulares para a escola. Nos casos em que houver necessidade, a determinação é de que os aparelhos permaneçam desligados ou em modo silencioso, dentro das mochilas. Não será permitido o uso dos aparelhos durante as aulas, nem durante os intervalos. Em caso de descumprimento, o aluno poderá ter o aparelho recolhido, sendo devolvido ao término das aulas.

A portaria ainda prevê situações em que o uso dos celulares será autorizado: como em atividades pedagógicas previamente planejadas, em casos de emergências, ou para garantir a acessibilidade e inclusão de estudantes com alguma deficiência.

À tarde, o Prefeito Paulo Koerich e a secretária de Educação visitarão a EEB Dolores Krauss e o CDI Cachinhos de Ouro, no bairro Figueira.

Fonte: PMG