Colocação de flores no cemitério está liberada a partir de 1º de maio

Colocação de flores no cemitério está liberada a partir de 1º de maio
Publicado em 26/04/2025 às 5:16

Ornamentos devem seguir orientações para não acumular água

A partir da próxima quinta-feira, 1º de maio, estará liberada a colocação de flores nos Cemitérios Municipais de Gaspar. A decisão foi tomada considerando que o cenário de dengue no município está controlado, com apenas 11 casos confirmados até o momento.

“O trabalho preventivo da equipe de Vigilância Ambiental está surtindo efeito e hoje temos uma situação estável, o que favorece a liberação. É claro que os devidos cuidados deverão ser tomados, para que não haja acúmulo de água e surgimento de possíveis focos do mosquito transmissor”, explica o Prefeito Paulo Koerich.

A legislação atual restringe os ornamentos nos corredores e lóculos, que são os gavetários do cemitério vertical, mas não especifica proibição para a colocação de flores nos túmulos.

Assim, a partir da próxima semana, as famílias poderão colocar flores nas sepulturas, desde que sigam as seguintes orientações de prevenção:

– As flores não podem estar em vasos de água. Os vasos deverão ser preenchidos com terra até a borda, não deixando espaço para acúmulo de água;

– Os vasos devem estar perfurados e sem pratos;

– O mesmo vale para floreiras e suportes de flores, que devem ser perfurados e preenchidos com terra até a borda;

– Não pode haver embalagens/ornamentos plásticos ao redor das flores;

– Os vasos e floreiras não podem ser preenchidos com pedras, pois acumulam água;

– Velas não devem ter suporte.

A equipe de manutenção dos cemitérios fará a fiscalização constante, bem como a remoção dos itens que estiverem em desconformidade, garantindo a limpeza do cemitério. Da mesma forma, a Equipe de Vigilância Ambiental – Controle de Endemias continuará com as vistorias quinzenais, conforme a recomendação da Vigilância Epidemiológica do Estado.

Fonte: PMG