Defesa Civil atende denúncia de aterro irregular na Rua Albertina Maba

Defesa Civil atende denúncia de aterro irregular na Rua Albertina Maba
Publicado em 06/01/2026 às 8:11

Após diversas denúncias via 199, órgãos municipais notificam responsável por aterro ilegal em via sensível a alagamentos

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência de Proteção e Defesa Civil, atendeu nesta segunda-feira (5) uma denúncia de aterro irregular na rua Albertina Maba, no bairro Margem Esquerda. A ação contou com o apoio das equipes de Fiscalização, da Superintendência de Meio Ambiente e da Polícia Militar Ambiental.

Após o recebimento de denúncias pelo canal 199, a equipe técnica da Defesa Civil esteve no local e constatou a gravidade da situação. Foi identificado que o aterro estava sendo realizado de forma irregular, com a deposição de barro e resíduos em uma vala de drenagem, estrutura fundamental para o escoamento das águas na região.

Diante da irregularidade, a Fiscalização e a Superintendência de Meio Ambiente iniciaram os procedimentos para aplicação das sanções administrativas cabíveis, que incluem notificações e multas ao responsável.

A rua Albertina Maba é historicamente uma área sensível a riscos hidrológicos e alagamentos. Conforme a Defesa Civil, a obstrução da vala de drenagem compromete diretamente o escoamento das águas pluviais, aumentando significativamente os transtornos enfrentados pelos moradores em períodos de chuva.

O superintendente de Proteção e Defesa Civil, Rafael Araújo de Freitas, reforça que as equipes de fiscalização e da Defesa Civil atuam em regime de plantão permanente, inclusive em finais de semana, feriados e períodos de recesso. “É fundamental que a comunidade denuncie qualquer irregularidade. Muitas vezes, existe a falsa percepção de que em finais de ano ou feriados não há fiscalização, mas nossos órgãos permanecem em escala de plantão para evitar danos ambientais e riscos à segurança da população”, destaca.

Como denunciar

A comunidade pode colaborar denunciando qualquer atividade suspeita ou irregular diretamente por meio do WhatsApp da Superintendência de Meio Ambiente (47) 3091-2082 ou pelo número da fiscalização (47) 99272-7520.

Fonte: PMG