Defesa Civil de Gaspar abre cadastro para voluntários

Defesa Civil de Gaspar abre cadastro para voluntários
Publicado em 24/01/2025 às 10:38

Interessados têm até o dia 14 de fevereiro para se inscrever

Já pensou em atuar como voluntário em eventos adversos de Gaspar a contribuir para a segurança da comunidade? Isto pode tornar-se realidade, já que a Superintendência de Proteção e Defesa Civil está com as inscrições abertas para recrutamento de voluntários. Os selecionados atuam em conjunto com o órgão em situações de emergências, além do auxílio em vistorias ou na organização e manutenção dos abrigos.

As vagas são limitadas e podem participar pessoas acima de 18 de anos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até dia 14 de fevereiro, através do link: https://forms.gle/JqPeucRU7ZJGigZ77

O formulário vai viabilizar o abastecimento de um cadastro com informações básicas. Os interessados serão capacitados através de um curso ofertado pela Defesa Civil. Algumas das atividades em que os voluntários poderão atuar são: montagem de kits de materiais de ajuda humanitária; carga, descarga e entrega de materiais para a população afetada por desastres, entre outras.

Os voluntários selecionados passarão por um curso, como explica o Superintendente  de Defesa Civil, Rafael Araújo. “Voluntário é um cidadão que movido pela solidariedade e humanidade, doa seu tempo e suas competências de forma espontânea e não remunerada para o interesse social e comunitário. Juntos com a comunidade, vamos reestruturar este trabalho de voluntariado tão importante para a nossa cidade”, destaca.

O curso de 55 horas é composto por aulas práticas e teóricas. O treinamento é coordenado por técnicos da Defesa Civil de Gaspar e conta com apoio da Coordenadoria Regional da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar.

Os agentes voluntários operacionais compõem o grupo que atua diretamente junto à equipe da Defesa Civil em situações adversas, participando ativamente de vistorias e do atendimento ao cidadão que busca auxílio na Defesa Civil.

Fonte: PMG