Defesa Civil de Gaspar atendeu mais de 80 ocorrências no temporal de quinta (08)

Defesa Civil de Gaspar atendeu mais de 80 ocorrências no temporal de quinta (08)
Publicado em 09/01/2026 às 10:10

Um temporal voltou a provocar estragos em diversos pontos da cidade de Gaspar nesta quinta-feira (8). A Defesa Civil recebeu mais de 80 pedidos de auxílio em menos de uma hora, quase metade das ocorrências relacionadas a destelhamentos de residências. As estruturas do Centro de Desenvolvimento Infantil Cachinhos de Ouro e da Escola Básica Profª Dolores Luzia Krauss dos Santos foram duramente afetadas. O vento forte também derrubou árvores e parte do telhado de um posto de combustíveis no bairro Bela Vista. Veículos foram danificados, mas ninguém ficou ferido.

As estações pluviométricas da Defesa Civil registraram mais de 80 milímetros de chuva em apenas 15 minutos. Em diversos pontos da cidade, muros cederam, ruas e residências ficaram alagadas.

“Foi um evento semelhante ao registrado no período do Natal, mas com chuva e vento muito mais intensos. A cidade totaliza agora cinco eventos climáticos extremos em menos de duas semanas”, explica o prefeito Paulo Norberto Koerich.

Equipes da Defesa Civil vistoriaram os locais afetados e distribuíram lonas para residências destelhadas. A Secretaria de Obras mobilizou pessoal e máquinas para liberar áreas atingidas por deslizamentos. Técnicos da Secretaria de Assistência Social também foram mobilizados para atender famílias afetadas, com a distribuição de colchões, roupas e materiais de higiene. Não houve ativação de abrigos.

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil foi acionada e vai disponibilizar itens de ajuda humanitária, como telhas e colchões. “Quem teve problemas e precisa desse auxílio deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou pelo WhatsApp (47) 99236-2147”, orienta o superintendente de Defesa Civil, Rafael Araújo de Freitas.

Uma reunião do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) foi convocada para esta sexta-feira, às 9h. A intenção é atualizar dados, avaliar o cenário e deliberar medidas de recuperação.

Na sexta-feira passada, o município havia decretado situação de emergência. Vento e chuva afetaram mais de 25 mil pessoas. Com a tempestade desta quinta-feira, o número deve aumentar significativamente.

Fonte: PMG