Defesa Civil de Gaspar monitora chuvas na região
Gaspar registra 67 milímetros de chuva e Defesa Civil segue de plantão monitorando a cidade
As fortes chuvas que atingem Gaspar e toda a região causaram alagamentos em vias da cidade. A Defesa Civil de Gaspar está monitorando as áreas de risco para garantir a segurança da população.
Os alagamentos foram registrados nos bairros Figueira, Bela Vista, Arraial, Margem Esquerda, Coloninha e no Distrito do Belchior. Além disso, foi registrado um deslizamento de margem próximo à empresa MalhasSoft, na rua Anfilóquio Nunes Pires.
Nas últimas 12 horas, foram registrados 67 milímetros de chuva, quantidade muito elevada para um período de tempo curto. O Rio Itajaí-Açu segue dentro da normalidade. A previsão é de que a chuva persista pelas próximas horas.
Reforçamos que as famílias que residem próximas a morros e encostas fiquem atentas a pequenos movimentos de terra, escoamento de água com barro, entre outros sinais, e acionem o número 199 para ocorrências e 193 para emergências.
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência de Proteção e Defesa Civil, informa que o município encontra-se em estado de observação devido às chuvas registradas nesta quinta-feira, 16 de janeiro. O nível do Rio Itajaí-Açu está dentro da normalidade.
Até o momento, o acumulado de chuva foi de 30 milímetros, sendo o maior volume registrado na região leste, abrangendo os bairros Poço Grande, Macuco e Lagoa. A média geral de chuva na cidade foi de 15 milímetros.
O órgão orienta a comunidade a se manter atenta e a adotar medidas preventivas, como evitar áreas de risco, como encostas e morros. Além disso, recomenda-se acompanhar os canais oficiais de comunicação da Defesa Civil e da Prefeitura de Gaspar.
A equipe da Defesa Civil continuará o monitoramento constante nos próximos dias. O atendimento da Defesa Civil pode ser feito por meio do número 199 para ocorrências e 193 para emergências.
A Defesa Civil recomenda:
- Durante os temporais busque um local abrigado e jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
- Redobre cuidados próximo a áreas de encosta.
- Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes.
Fonte: Prefeitura de Gaspar