Defesa Civil de Gaspar vai participar de simulado de gestão de desastres do Estado

Defesa Civil de Gaspar vai participar de simulado de gestão de desastres do Estado
Publicado em 14/05/2025 às 19:57

Atividade será realizada no domingo, dia 18

Imagine um forte vento provocando mais de 300 destelhamentos em Gaspar, exigindo uma rápida mobilização das equipes de emergência e até mesmo a ativação de abrigos. Esse será o cenário simulado vivido por Gaspar no domingo (18), durante o 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres, promovido pela Defesa Civil de Santa Catarina.

A ação acontecerá simultaneamente em 230 municípios catarinenses e tem como objetivo principal testar, em tempo real, os protocolos de emergência, evacuação, abertura de abrigos e atendimento humanitário. Em Gaspar, o exercício será realizado nos bairros Santa Terezinha e Gaspar Mirim, das 6h30 às 17h, envolvendo diretamente 10 residências. A Capela Santa Terezinha funcionará como abrigo provisório, com simulação de atendimento do Corpo de Bombeiros e até mesmo a representação de um óbito, para avaliar a eficiência dos procedimentos em situações com vítimas fatais.

Mais de 50 servidores e voluntários estarão envolvidos na operação em Gaspar, atuando diretamente nas ações de resposta, acolhimento e orientação à comunidade.

O exercício começa efetivamente com a emissão de um boletim meteorológico fictício pela Defesa Civil do Estado, na véspera (sábado, dia 17). A partir daí, equipes da Superintendência de Defesa Civil de Gaspar coordenarão as ações, em parceria com todas as secretarias municipais, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros.

A iniciativa visa preparar e capacitar o município para atuar de forma coordenada e eficaz em desastres de grandes proporções, reforçando a resposta humanitária e a articulação das estruturas do sistema de proteção e Defesa Civil.

Para o superintendente da Defesa Civil de Gaspar, Rafael Araújo de Freitas, a ação é uma grande oportunidade de preparação. “Participar de um simulado desse porte é fundamental para que possamos avaliar nossos protocolos, corrigir falhas e aprimorar a resposta em situações reais de desastre”, pontua Freitas.

Já o prefeito de Gaspar, Paulo Koerich, destaca a importância da iniciativa como forma de garantir mais segurança à população. “Nosso objetivo é estar cada vez mais preparados para agir com agilidade e eficiência em casos adversos. O exercício também reforça a conscientização da comunidade sobre a importância da prevenção e da preparação com responsabilidade e segurança”, conclui o prefeito.

Confira os locais do simulado:

Fonte: PMG