Defesa Civil e Corpo de Bombeiros capacitam professores para uso de extintores de incêndio nas escolas

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros capacitam professores para uso de extintores de incêndio nas escolas
Publicado em 03/07/2025 às 11:50

Atividade foi realizada nesta quarta-feira, dia 2

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência de Defesa Civil, segue com as ações do programa Defesa Civil na Escola. Nesta quarta-feira (2), professores da rede estadual de ensino participaram de uma capacitação sobre o uso e manuseio correto de extintores de incêndio. A atividade contou com o apoio e foi realizada no Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar.

Durante a formação, os participantes receberam orientações sobre como agir em situações de emergência, prevenir e combater incêndios, realizar o abandono seguro do local, utilizar extintores e mangueiras de combate a incêndio, além de executar procedimentos básicos de primeiros socorros.

A iniciativa tem como principal objetivo formar brigadas escolares de emergência em cada unidade de ensino, compostas por servidores capacitados para atuar em situações de risco, como princípios de incêndio, desastres naturais ou outras ocorrências.

Como próxima etapa do programa, está previsto para a próxima semana um simulado de abandono de edificação em escolas estaduais. A atividade envolverá toda a comunidade escolar e será realizada de forma planejada, com o objetivo de testar a eficácia dos procedimentos adotados e da atuação dos brigadistas em situações reais de emergência.

Rafael Araújo Freitas, superintendente de Defesa Civil, destaca a importância dessa formação. “Capacitar os profissionais das escolas é essencial para garantir a segurança de todos. Com o projeto, fortalecemos a cultura de prevenção e preparamos a comunidade escolar para agir com responsabilidade em situações de emergência”, saliente o superintendente.

O programa Defesa Civil na Escola foi iniciado em abril de 2025, com estudantes dos 6º e 7º anos das redes municipal, estadual e privada, totalizando 13 unidades escolares. A expectativa é de que mais de mil crianças, com idades entre 12 e 13 anos, participem das atividades. O projeto segue até novembro e além dos alunos, capacita profissionais da educação.

Fonte: PMG