Em quatro dias, chuvas bateram média esperada para janeiro em Gaspar

Em quatro dias, chuvas bateram média esperada para janeiro em Gaspar
Publicado em 21/01/2025 às 0:05

Relatório da Defesa Civil apontou acumulado de 240 mm de quinta a domingo

Nesta segunda-feira (20), o Prefeito Paulo Koerich reuniu-se novamente com o colegiado para atualizar as informações sobre as ocorrências provocadas pelas chuvas em Gaspar. De acordo com a Defesa Civil do município, em quatro dias, choveu praticamente o esperado para todo o mês de janeiro. O acumulado de chuvas apurado pelo órgão nas últimas 96h foi de 240 mm, sendo que a média esperada para o mês é de 250 mm.

Durante o fim de semana, foram registradas 138 ocorrências. Os bairros mais afetados continuaram sendo Margem Esquerda, Santa Terezinha e Figueira. Os alagamentos de vias públicas corresponderam ao maior número de registros, seguido pelos deslizamentos.

A Prefeitura organizou uma força tarefa para a recuperação de estradas danificadas pelas chuvas, envolvendo equipamentos e profissionais das secretarias de Obras, Agricultura e Aquicultura e o Samae. Defesa Civil e Planejamento estão emprenhadas nas avaliações de risco, com engenheiros e geólogos. A Assistência Social segue atendendo as famílias cujas residências foram alagadas, com a distribuição de colchões e kits de limpeza.

Gaspar recebe maquinário de Pomerode para recuperação pós-chuvas

Na noite desta segunda-feira (20), Gaspar recebeu maquinário enviado pela cidade de Pomerode para auxiliar nas obras de recuperação nas áreas afetadas pelas chuvas do último fim de semana.

O município do Vale do Itajaí enviou patrola, caçam e caminhonete para reforçar os trabalhos da Secretaria de Obras ao longo desta semana, que está com a frota reduzida, em razão de ausência de manutenção no ano anterior.

A cidade de Barra Velha também ofereceu maquinário para o apoio, que chegará na terça-feira(21). Timbó, Indaial e Apiúna também enviarão suporte nos próximos dias.

“Agradecemos ao apoio dos municípios da nossa região. Esse reforço vem na hora certa, pois precisamos agilizar a recuperação dos locais atingidos para garantir a segurança da população e para que a rotina da nossa comunidade possa voltar à normalidade”, declarou o Prefeito Paulo Koerich.

Fonte: Prefeitura de Gaspar