“Escola lixo zero” de Gaspar participará do Seminário Catarinense de Combate ao Lixo no Mar

Projeto da EEB Ervino Venturi será apresentado em evento de conscientização sobre a preservação do meio ambiente
Representantes da “escola lixo zero”, a EEB Ervino Venturi, foram convidados a participar do primeiro Seminário Catarinense de Combate ao Lixo no Mar. O evento vai ocorrer nesta quinta (22) no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. O projeto que tem alcançado grande impacto no município de Gaspar, sendo estendido para outras unidades do município.
O Seminário Catarinense de Combate ao Lixo do Mar é um encontro importante rumo à construção do Plano Estadual de Combate ao Lixo no Mar e a formalização do Pacto de Santa Catarina por um Oceano Limpo. O objetivo é fortalecer a atuação dos profissionais e garantir mais eficiência, transparência e agilidade na regularização ambiental do estado. Ao reconhecer as ações do projeto gasparense, os organizadores do evento convidaram a escola para participar e colaborar com os seus trabalhos desenvolvidos.
Nesse cenário, a EEB Ervino Venturi busca conhecer novas iniciativas bem-sucedidas de cuidado com o meio ambiente para poder replicar no nosso município. Segundo a Diretora Ida Scottini, a intenção da participação da escola no evento é “divulgar as nossas boas ações a todos os participantes, elevando o nome da escola e da nossa cidade, como também buscar novos conhecimentos e estratégias sobre educação ambiental”.
O projeto “Escola Lixo Zero” iniciou em 2023 na EEB Ervino Venturi, e tem como iniciativa promover a conscientização sobre o consumo responsável, descarte correto de resíduos e práticas sustentáveis no ambiente escolar e na comunidade. A unidade foi a segunda em todo o estado de Santa Catarina a alcançar o índice de destinação correta de mais de 91% dos resíduos, e a 12ª em todo o Brasil, garantindo a certificação Lixo Zero. Também foi contemplada com uma moção de aplausos da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em reconhecimento ao projeto “Lixo no lixo, Ervino no capricho”. Atualmente o projeto alcançou um impacto positivo no município de Gaspar, se estendendo até a EEB Vereador Laurentino Schmitt, no Belchior Central.
Gaspar se tornou notícia no âmbito estadual por ter uma escola que conseguiu integrar práticas ecológicas no cotidiano escolar e envolver a comunidade, a iniciativa contribui para a formação de cidadãos conscientes para a construção de um futuro mais sustentável.
Fonte: PMG




