F1 desembarca no Brasil após vitória de Norris no México

Após a vitória de Lando Norris no Gp do México a fórmula 1 desembarca no Brasil. Dia 9/11 acontece a vigésima primeira etapa no autódromo José Carlos Pace em Interlagos. Lando Norris (Mc Laren) 357 pontos, Oscar Piastri (Mc Laren) 356 pontos e Max Verstappen (Red Bull) 321 pontos brigam pelo tÃtulo. Mesmo conquistando o Mundial de Construtores a Mc Laren teve dificuldades nos gps de Monza, Baku, Singapura e Austin. Não venceu.
Esta dificuldade da Mc Laren seria também a melhora das rivais e a pausa no desenvolvimento do carro 2025. A verdade é que a pressão cresceu para a equipe e o campeonato está em aberto.
No Gp do México a Mc Laren se adaptou bem ao circuito. Lando Norris fez a pole position e venceu a corrida. Lidera agora o campeonato com 357 pontos. Seu companheiro de equipe Oscar Piastri teve dificuldades na corrida.
Andou sempre no pelotão intermediário fechando a prova em 5° lugar mas perdeu a liderança do campeonato. Charles Leclerc (Ferrari) ficou em 2° e Max Verstappen (Red Bull) em 3°. O chefe da Mc Laren Andrea Stella ressaltou que parou o desenvolvimento do MCL 39 para focar no carro de 2026 pois a equipe terá pouco tempo de túnel de vento.
Apesar da indefinição no Mundial de Pilotos a Mc Laren não terá outras atualizações no carro restante da temporada 2025. Enquanto isso a Red Bull segue o caminho oposto.
Tem desenvolvido seu carro tanto para a temporada atual (RB 21) quanto focado em mudanças significativas para 2026. A equipe trabalha em atualizações para o carro tentando superar o desempenho de rivais como a Mc Laren. Paralelamente já está desenvolvendo o carro para a nova regulamentação de 2026 que inclui uma nova unidade de potência desenvolvida em parceria com a Ford.
Para o Gp São Paulo (Brasil) a disputa será intensa. Corrida “sprint” no sábado e “principal” no domingo.
O autódromo José Carlos Pace em Interlagos é um circuito que agrada os pilotos. Segundo eles um dos melhores da temporada. Tem licença grau 1 da Fia, 4.309 km e 15 curvas. Corre no sentido anti-horário.
As curvas 1 e 2 são de alta velocidade. A curva 3 também de alta determina o ritmo da primeira parte do miolo. A curva “S” do Senna liga a reta dos boxes a curva do Sol melhorando o traçado.
Após a curva do Sol vem a Sargento. Segue com a curva do Laranjinha. Vem a Ferradura descendo para a curva do Pinheirinho.
Segue com a Bico de Pato, uma curva muito fechada chegando no Mergulho que antece a Junção. Entra na Junção com a subida dos boxes. Vem a curva do Café feita com o pé embaixo e que antecede a reta e chegada da prova.
O recorde em Interlagos pertence a Lewis Hamilton em 2018 com a Mercedes cravando 1:07:281.
Os vencedores nos últimos 4 anos foram: Lewis Hamilton (2021) ; George Russell (2022) ; Max Verstappen (2023/2024). Mundial de Pilotos:
1 Lando Norris 357 pts 2 Oscar Piastri 356 pts 3 Max Verstappen 321 pts. Mundial de Construtores: 1 Mc Laren 713 pts 2 Ferrari 356 pts 3 Mercedes 355 pts.
Walter Westphal




