Força-Tarefa da PCSC e do TCE/SC deflagra a Operação LUMEN, no âmbito de investigação sobre fraude em licitação para aquisição de luminárias LED, que ocorreu na Prefeitura de Gaspar em 2022.

Auditores do controle externo do TCE constataram uma anormal elevação nos gastos com iluminação pública no Município de Gaspar, especialmente entre 2020 e 2022.
Constatou-se que a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Obras, realizou licitação para “eficientização” do seu parque de iluminação pública, a fim de adquirir luminárias de LED e outros materiais correlatos, de uso em vias públicas.
A escolha por Pregão presencial, critério de julgamento de menor preço global e a especificação excessiva do material são apontados como indícios de direcionamento ilegal de contratação. Essas exigências, associadas a falhas na orçamentação, resultaram no sobrepreço dos produtos licitados.
A Prefeitura acabou firmando contrato no valor de 10,1 milhões de reais com a empresa investigada, sendo que uma das concorrentes ofereceu valor de 5,6 milhões. Essa concorrente acabou desclassificada em razão dos requisitos técnicos inseridos no edital, que direcionaram a contratação dos produtos da empresa vencedora.
A Polícia Civil, por sua vez, ao investigar os empresários envolvidos na aquisição das luminárias, constatou a existência de intensos indícios de serem eles “laranjas” ou serem proprietários de empresas “de fachada”.
Foram cumpridos 7 mandados de busca domiciliar contra empresários, servidores e ex-servidores públicos nos municípios de Gaspar, Blumenau, Guabiruba e Almirante Tamandaré (PR).
Participaram da representantes do TCE/SC, bem como policiais da Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção – CECOR, incluindo a 1DECOR, 2DECOR, 3DECOR, além da DIC de Blumenau, Delegacia de Polícia da Comarca de Gaspar, além da Divisão Estadual de Combate à Corrupção da DECCOR/PCPR, todos coordenados pela 4DECOR.




