Gaspar lança material de apoio ao combate da violência contra crianças e adolescentes

Gaspar lança material de apoio ao combate da violência contra crianças e adolescentes
Publicado em 14/05/2025 às 19:51

Material será distribuído a educadores e orienta como identificar sinais de violência e acolher crianças em situação de vulnerabilidade

Gaspar dá um passo firme na proteção da infância. Nesta sexta-feira (16) às 8h30, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, lança oficialmente um guia do município voltada ao combate da violência e abuso contra crianças e adolescentes. O evento ocorre no auditório da Escola Norma Mônica Sabel e reunirá profissionais da educação da rede municipal em um momento de formação e mobilização por mais segurança e acolhimento nas escolas.

O material, elaborado com base na legislação vigente e nos protocolos de escuta especializada, será entregue a todos os professores, gestores e equipes pedagógicas das unidades escolares. O folder tem como objetivo orientar sobre como identificar sinais de violência, acolher relatos de forma adequada e comunicar os órgãos competentes, respeitando o sigilo e evitando a revitimização da criança ou adolescente.

Durante o lançamento, haverá palestras com representantes da Rede Catarina da Polícia Militar, do Conselho Tutelar de Gaspar e psicólogas da Secretaria de Educação. Eles vão abordar aspectos legais, emocionais e práticos do enfrentamento à violência sexual infantil.

A ação integra a campanha Maio Laranja, de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, e apresenta um protocolo de atendimento que deve ser seguido por toda a rede municipal de ensino em casos de suspeita ou revelação de violência. O protocolo inclui etapas como escuta atenta e acolhedora, avaliação da necessidade de atendimento médico imediato, preenchimento do formulário da revelação espontânea e comunicação formal ao Conselho Tutelar.

“A escuta atenta do educador pode ser a chave para romper o silêncio de uma criança vítima de abuso. Com essa cartilha, damos um passo importante para garantir proteção e apoio às nossas crianças, além de capacitar nossos profissionais com informações claras e embasadas na lei”, destaca a Secretaria de Educação, Andréia Symone Zimmermann Nagel.

O material também orienta sobre sinais comportamentais, verbais e físicos que podem indicar situações de abuso, e reforça o dever legal de comunicar qualquer suspeita de violência. O folder será entregue para todas as unidades da rede de ensino de Gaspar e passa a integrar os protocolos oficiais de atendimento em casos de suspeita ou revelação de violência.

Fonte: PMG