Gaspar promove primeira audiência pública para a revisão do Plano Diretor

Reunião abre ciclo de discussões que vai orientar o planejamento da cidade nos próximos anos
Foi iniciada com uma audiência pública a revisão do Plano Diretor de Gaspar. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento Territorial, realizou nesta quarta-feira (10), às 16h, o primeiro encontro aberto à comunidade para apresentar os detalhes do processo e marcar oficialmente o início dos trabalhos. A reunião teve a participação de aproximadamente 100 pessoas e foi conduzida pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), instituição responsável pela execução técnica do projeto.
O prefeito Paulo Norberto Koerich, comenta sobre o início das atividades. “Esta revisão é o maior investimento em planejamento estratégico que Gaspar faz em mais de uma década. É um trabalho estruturante, que vai nos permitir organizar obras, direcionar recursos e atrair investimentos com inteligência. Tudo isso garante desenvolvimento sustentável e qualidade de vida para todos os gasparenses”, afirmou.
Durante a apresentação, a Fepese expôs os principais temas que nortearão o trabalho, esclareceu como ocorrerão os diagnósticos e estudos e apresentou os mecanismos de participação popular que serão utilizados. A equipe destacou a importância da colaboração da comunidade, que terá papel ativo nas oficinas e escutas públicas realizadas ao longo de todo o projeto.
Para o secretário de Planejamento Territorial, Michael Maiochi, “a primeira reunião foi importante para abrir o espaço de diálogo com a comunidade, um passo fundamental para o início das tratativas e do avanço das execuções”, destacou.
Esta primeira audiência teve caráter introdutório, com foco na apresentação da equipes de apoio, dos pontos iniciais e na explicação da metodologia que guiará a revisão. As próximas audiências públicas, previstas para 2026, abordarão temas específicos da execução e possíveis ajustes resultantes dos diagnósticos. Elas serão realizadas em diferentes bairros e horários acessíveis, ampliando a participação e garantindo que moradores de todas as regiões possam contribuir com a construção do novo Plano Diretor.
Conforme o cronograma preliminar, as oficinas de participação comunitária começam em março de 2026. Nesta etapa, o município será organizado em regiões abrangendo diferentes bairros, com o objetivo de ouvir as demandas e necessidades da população.
Além das participações nas oficinas e audiências públicas, a comunidade também poderá contribuir enviando sugestões diretamente por e-mail. Para quem deseja encaminhar ideias e propostas para a construção do Plano Diretor, o endereço projetos.fepese@gmail.com
Após as oficinas, será realizada a segunda audiência pública, para apresentação das propostas construídas junto às comunidades de cada região. Em seguida, ocorre a terceira audiência pública, etapa em que será apresentada a minuta final do Projeto de Lei. A previsão é que o documento seja enviado à Câmara de Vereadores em setembro de 2026.
Sobre a Fepese
Instalada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Fepese foi fundada em 1977 e já conduziu projetos para instituições como o Governo do Estado de Santa Catarina, Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Agência Espacial Brasileira, Porto de Rotterdam e diversas prefeituras, entre elas Chapecó, Florianópolis e Balneário Camboriú.
O investimento previsto para a revisão do Plano Diretor de Gaspar é de R$ 1,8 milhão. O trabalho iniciou com o levantamento de dados e agora segue para o diagnóstico dos problemas da cidade, oficinas e audiências públicas com moradores, entidades e representantes do setor empresarial.
Fonte: PMG




