Gaspar realiza 1º Seminário Intermunicipal de Conscientização sobre a Luta da Pessoa com Deficiência

Durante o evento, foi lançado o Programa Gaspar Azul com pós-graduação totalmente custeada para profissionais da educação municipal
Nesta segunda-feira (22), Gaspar sediou o 1º Seminário Intermunicipal de Conscientização sobre a Luta da Pessoa com Deficiência, promovido pelo município e reunindo educadores, familiares e especialistas em um encontro histórico para a cidade e região. O evento aconteceu na escola Norma Mônica Sabel e reuniu cerca de 250 participantes.
O prefeito Paulo Norberto Koerich destacou a importância do seminário: “Gaspar dá um passo à frente ao assumir a inclusão como prioridade e ao investir em conhecimento para os profissionais da nossa rede de ensino, para que possamos construir uma sociedade mais justa, fraterna e inclusiva.”
Durante o seminário, foram debatidas políticas públicas de inclusão, compartilhadas experiências e promovido um espaço de diálogo sobre os desafios e conquistas no atendimento a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e demais necessidades especiais. O encontro contou com palestras, relatos de familiares e depoimentos que sensibilizaram e inspiraram todos os participantes, além de apresentações artísticas.
Para a secretária de Educação, Andréia Symone Zimmermann Nagel, o evento fortalece vínculos e reforça a inclusão: “Ao acolher as famílias e investir na formação dos profissionais, garantimos que a inclusão aconteça na prática, com qualidade e sensibilidade. É um dia especial para todos nós.”
Programa Gaspar Azul e pós-graduação para profissionais
Durante o evento foi anunciado o lançamento do Programa Gaspar Azul: Capacitar para Incluir, iniciativa voltada ao fortalecimento da educação inclusiva no município. No programa, será oferecida uma pós-graduação totalmente custeada para os profissionais da rede municipal, garantindo maior preparo técnico e pedagógico para atender os estudantes.
A metodologia de ensino prepara os profissionais da rede pública para compreender e responder aos desafios da inclusão de pessoas com autismo e outros transtornos do neurodesenvolvimento. O curso aborda diagnósticos, legislação vigente e práticas inclusivas atuais, com base nos conhecimentos científicos mais recentes, conduzido por um corpo docente formado por alguns dos maiores especialistas do Brasil e do mundo.
As inscrições para a pós-graduação abrem na próxima segunda-feira (29/10). Mais informações estão disponíveis no site: https://poliscivitas.com.br/gaspar/.
Fonte: PMG




