Polícia Militar apresenta balanço positivo das operações em 2024
Nesta segunda-feira, 13, o comando da Polícia Militar de Gaspar divulgou relatório comparativo entre o ano de 2023 e 2024, destacando expressiva redução nos índices de criminalidade, em especial nos crimes graves contra o patrimônio, realizados mediante violência e grave ameaça.
Ao longo do ano de 2024 foram atendidas 6.633 ocorrências na cidade de Gaspar, representando um aumento de 10% em relação ao período anterior.
Mesmo com o aumento de ocorrências, foi possível o desencadeamento rotineiro de operações e realização diuturna de policiamento preventivo que refletiram em uma queda de 47% nos crimes de roubo, apresentando o melhor índice dos últimos anos, assim como redução nos delitos de furto, resultado do policiamento ostensivo realizado em pontos estratégicos da cidade. O número de crimes com letalidade violenta também diminuiu em 33%.
No decorrer do ano, cerca de 30 operações foram desenvolvidas visando o combate ao tráfico de drogas, que resultaram na apreensão de mais de 30kg de maconha, aproximadamente 3kg de cocaína e 1,2kg de crack.
Destaque também para ações de prevenção e fiscalização de trânsito que contribuíram para a redução nos óbitos no trânsito em perímetro urbano em 50%. Ainda, a Polícia Militar realizou operações de trânsito voltadas para a garantir a tranquilidade pública, retirando de circulação bicicletas motorizadas e motocicletas com escapamento adulterado.
Outro aspecto importante para a diminuição da criminalidade e o aumento da sensação de segurança é a proximidade com a comunidade que a Polícia Militar alcança através dos programas institucionais. O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) formou mais de mil alunos. O Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher acompanhou mais de 200 mulheres com medidas protetivas de urgência e realizou, juntamente com a Rede de Segurança Escolar, mais de 50 palestras de conscientização sobre violência doméstica e bulliyng.
O comandante da Polícia Militar de Gaspar, major Eduardo João Steil, afirmou que o balanço foi bastante positivo, principalmente nos crimes contra o patrimônio, e demonstrou o profissionalismo e a abnegação da tropa. “Nós otimizamos nossos recursos para proporcionar um serviço efetivo e próximo da comunidade gasparense, em combate à criminalidade e buscando sempre a preservação da ordem pública”, destacou.
COMUNICAÇÃO SOCIAL DA 2ªCIA/18ºBPM – GASPAR