Prefeitura realiza serviço de abordagem social em Gaspar

As equipes intensificarão as ações de abordagem devido ao frio intenso dos próximos dias
A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Assistência Social e com o apoio da Defesa Civil, realiza nesta quarta-feira (28) uma abordagem socioassistencial com pessoas que estão em situação de rua. O serviço, que acontece constantemente, será reforçado por conta do alerta de frio intenso na região de Gaspar para os próximos dias.
A equipe iniciará as atividades das 19h até as 23h. O objetivo é auxiliar as pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A abordagem social conta com uma equipe multidisciplinar, composta por Assistentes Sociais, psicólogos, Educadores Sociais e agentes das forças de segurança, que atuam identificando as demandas que possibilitam as pessoas em situação de rua uma reinserção familiar e social.
“Nossa equipe técnica realiza abordagens sociais e acompanhada de forma contínua as pessoas em situação de rua. Durante os períodos de frio mais intenso, intensificamos esse trabalho e contamos com o apoio da Defesa Civil para oferecer o suporte necessário neste momento.” destaca, a Secretária de Assistência Social Neusa Pasta Felizetti.
Campanha do Agasalho
A Secretaria de Assistência Social reforça a importância da Campanha do Agasalho 2025, que tem como objetivo arrecadar roupas, agasalhos, calçados e cobertores para famílias em situação de vulnerabilidade atendidas pelo município. Neste ano, a novidade é o lançamento da 1ª edição da Campanha do Agasalho PET, voltada à arrecadação de itens de inverno para animais, como mantas, roupas, caminhas e ração. Os donativos serão destinados tanto à proteção animal quanto às famílias em vulnerabilidade que possuem animais de estimação. A mobilização busca garantir um inverno mais seguro e acolhedor para todos, pessoas e seus pets.
Previsão do Tempo
De acordo com a previsão do tempo da Defesa Civil de Santa Catarina, uma massa de ar seco e frio avança em todo o Estado, proporcionando uma queda acentuada nas temperaturas em todas as regiões de Santa Catarina.
A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil reforça a importância de atenção especial à população mais vulnerável durante os períodos de frio intenso, como pessoas enfermas, em situação de rua, idosos e crianças.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, as baixas temperaturas aumentam os riscos de doenças respiratórias como gripe, resfriados, pneumonia e meningite. Para prevenir essas enfermidades, é fundamental adotar medidas simples, como:
Manter-se bem agasalhado;
Beber bastante água ao longo do dia;
Evitar ambientes fechados e com grande circulação de pessoas;
Higienizar as mãos com frequência.
Essas ações são essenciais para a proteção da saúde, especialmente de crianças e idosos, que estão mais suscetíveis a complicações causadas pelo frio. A orientação é redobrar os cuidados com esses grupos e buscar atendimento médico em caso de sintomas persistentes.
Fonte: PMG




