Pronto Socorro do Hospital de Gaspar passa por mudanças

Pronto Socorro do Hospital de Gaspar passa por mudanças
Publicado em 10/04/2025 às 10:45

Troca na prestação do serviço resultará em economia de mais de R$ 140 mil mensais

A Comissão Interventora do Hospital de Gaspar informa substituiu a empresa responsável pela gestão do setor de Pronto Atendimento. Após todo o processo de cotação e entrevistas com empresas especializadas em gestão de pronto socorro, a Comissão Interventora decidiu pela contratação da empresa GSS – Gestão Serviços a Saúde Ltda. O objetivo da troca é aprimorar a qualidade de atendimento e serviços, bem como tornar mais eficiente a gestão de recursos e fluxo de caixa.

A mudança teve início neste domingo (6) e foi conduzida de forma organizada, garantindo a continuidade e a segurança do atendimento à população. A escolha da nova empresa considerou, principalmente, a experiência comprovada na atuação hospitalar e a proposta de valores apresentados para a prestação de serviços, que resultarão numa economia de R$ 141.183,20 ao mês.

“Todo o processo foi planejado para reduzir riscos operacionais, uma vez que os novos profissionais, como médicos e enfermeiros, ainda estavam em processo de familiarização com a rotina e os fluxos internos da casa de saúde de Gaspar. Estamos também realizando a revisão de outros contratos com fornecedores e prestadores de serviço, com o mesmo objetivo: aumentar a eficiência e produtividade do Hospital, em benefício da comunidade Gasparense”, explica o Presidente da Comissão Interventora, Claudionor da Cruz Souza.

A empresa Prime, que atuava desde 2021 na administração do Pronto Socorro, teve seu contrato encerrado, por descumprimento de normas institucionais. “Ressaltamos que desde janeiro, quando a nova Comissão Interventora assumiu, foram feitos esforços contínuos para estabelecer um diálogo construtivo e resolutivo com a empresa, visando sanar as irregularidades identificadas pela atual gestão do Hospital de Gaspar. Por fim, entendemos ser o melhor caminho a substituição da empresa, por um contrato com valores mais condizentes com o fluxo de caixa da instituição”, acrescenta Souza.

Modernização

Recentemente também, foi implantado o Certificado Digital para os profissionais do Hospital de Gaspar. A iniciativa traz mais segurança no registro dos atendimentos e representa um importante avanço na informatização dos processos, reduzindo a necessidade de impressão de documentos como prescrições médicas e formulários clínicos.

Além disso, duas novas ferramentas de apoio à gestão foram instaladas: painéis de controle em tempo real no Posto de Enfermagem do Pronto Atendimento e no Centro Obstétrico. Esses painéis permitem que a equipe de enfermagem acompanhe instantaneamente a solicitação de exames laboratoriais e de imagem, bem como as prescrições médicas. A medida tem agilizado o fluxo de atendimento e garantido maior rastreabilidade do paciente ao longo de sua permanência na unidade.

A Prefeitura reforça o compromisso com a qualidade do atendimento no Hospital de Gaspar e seguirá monitorando de perto os serviços prestados, sempre com foco na humanização e eficiência dos cuidados à saúde da população.

Fonte: PMG