Vereadores mirins participam de Encontro Estadual na Capital - Rádio Sentinela do Vale

Gaspar / SC
14 de Outubro de 2019

Página Inicial Rádio Sentinela do Vale!

Rádio Sentinela do Vale

Programação

CAFE COM JOTA

05:05h

CAFE COM JOTA

Ouça Agora

Jornal Sentinela

07:00h

Jornal Sentinela

Na sequência



Vereadores mirins participam de Encontro Estadual na Capital

20/09/2019 08:04
Vereadores mirins participam de Encontro Estadual
Vereadores mirins voltam à Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Às 6h da manhã do dia 18 de setembro de 2019, sob chuva e frio, os vereadores mirins de Gaspar embarcam em direção à Floripa. Música alegre, risadas e belas paisagens colorem a breve viagem. Duas horas depois, chegam preparados para participar do 10º Encontro Estadual de Vereadores Mirins na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Após a primeira parte do evento, os vereadores mirins se encontraram com o presidente da Câmara, Ciro André Quintino (MDB), o vice-presidente, Dionísio Luis Bertoldi (PT), e o vereador Cícero Giovane Amaro (PSD). Os parlamentares estavam em formação legislativa.Para o vereador mirim, Luiz Guilherme Zimmermann Hostins, as principais participações do evento foram as do professor doutor em Educação, Pedro Cabral Filho, e do jovem ativista pela educação, Israel Borba.

“O tema e o jeito com que se expressaram foram simplesmente sensacionais. A forma como ambos se dedicaram ao falar e a naturalidade com que falaram, sem dúvidas, foram muito especiais. Sinto-me 50% mais atraído pela política agora!”, revelou.

Usando imagens de quadros famosos e consagrados, como Guernica de Picasso, o professor apresentou os 78 incisos do artigo 5º da Constituição Federal. Ao interagir com a jovem plateia, arrancou gargalhadas sem deixar de apontar a seriedade dos direitos e garantias fundamentais dos brasileiros.“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”, diz o caput do artigo 5º.

Já Israel trouxe a palestra com o tema “Sim. Nós podemos fazer”. A história de superação chamou a atenção da plateia para aproveitar cada oportunidade dada pela vida.“Gostei demais do evento. Foi um grande aprendizado. Todos que querem ser vereadores mirins deveriam ter esse momento, esse encontro!”, declarou a presidenta da Câmara Mirim, Camille Bueno.

Perfil

Com 23 anos, Israel é estudante de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, presidente da Youth for Human Rights Brasil e fundador do Líderes do Amanhã (LdA) Santa Catarina. Ano passado, ele foi o único representante catarinense a discursar na 15ª Conferência da Juventude pelos Direitos Humanos, em Nova Iorque.

Fonte: Câmara de Vereadores de Gaspar

Todos os direitos reservados © 2019

| Rádio Sentinela do Vale - Rua São Pedro, 245 - Centro / Gaspar | Telefone: (47) 3332-0783

by SoftD